A Lô Carvalho é educadora, editora e autora de livros infantis, além de mãe da Gabi e do Fernando. Nessa coluna na revista Pais&Filhos, ela compartilha dicas valiosas sobre o que levar em consideração na hora de montar a biblioteca do seu filho. 

Vale clicar e ler as aventuras da Gabi e do Fernando com esses verdadeiro tesouros da infância. Eu adorei a forma como ela desconstrói a ideia de uma biblioteca toda organizadinha por idade, quase padrão loja ou mostra de decoração. Afinal, quer alegria maior do que ver se filhote se relacionando com a leitura em qualquer hora ou lugar?

Vem aqui ver:

1) Livros para diferentes idades: a biblioteca dos nossos filhos (não importa se ainda bebês, maiorzinhos ou já alfabetizados) deve ser composta por livros que sejam de interesse da família. Expor a criança desde cedo a uma diversidade de gêneros e suportes é fundamental na sua formação como leitor. Para mim, essa é a melhor estratégia para ensinar uma pessoa a amar a leitura: amando primeiramente os livros em sua materialidade, não importa se são do seu interesse imediato ou não.

2) Livros pela casa:outra moda que incomoda um pouco a colunista é a que dita que os livros devem estar todos lindamente acomodados no quarto da criança. Discordo completamente. A exploração de um livro deve ser quase um ritual. Nada de livros espalhados e jogados pelo quarto como se eles não passassem de meias sujas! Acredito que a criança deva ter autonomia para pegar seus livros e manuseá-los à vontade. Mas alguns poucos por vez: dois, três… no máximo dez. E é muito interessante que ela encontre coisas para ler em outros ambientes da casa além do seu próprio quarto. Quanto mais livros instigantes ela encontrar durante o dia, maiores as chances de ela ter interesse em ler, não é mesmo? Maiores as chances de ela antecipar o conteúdo dos livros e identificar em quais contextos eles podem ser interessantes (o lindo livro de culinária para o papai que ama cozinhar, por exemplo; o livro antigão da mamãe; o livro preferido da vovó…).

É ou não é demais? Eu adorei!