Aí na sua casa é aquela briga para convencer a criançada a sentar à mesa para almoçar ou jantar? Então não desanime na convocação diária. Conseguir juntar toda a família para pelo menos uma refeição ao dia tem ganhos que fazem valer a insistência. Vem ver!

Mais do que ganhos nutricionais - sim, pesquisas comprovam que crianças que comem longe da TV, tem uma alimentação muito melhor, as refeições em família fortalecem os vínculos. Em matéria publicada na Revista Pais&Filhos, a nutricionista Sueli Moreira, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, propõe boas razões para continuarmos nos alimentando em grupo. Separamos três delas que vão ajudar você a se convencer e a convencer seu filho a voltar para a cadeira, quando ele pedir para comer no sofá, na frente da TV. 

  1. Saúde – vários estudos mostram que a refeição em família contribui para uma alimentação mais saudável, levando em conta vários aspectos, como atratividade da comida, apetite dos filhos e o membro da família que cozinhou. Quanto mais esses fatores são positivos, mais saudável é a refeição.
  2. Companhia – fazer juntos a lista de compras, preparar os pratos, e  comer mesmo faz aumentar a percepção de atenção por parte de crianças e adolescentes. E, junto com ela, a disciplina, o encorajamento e a troca de confidências entre os membros da família. No sentido contrário, comer sozinho faz crianças e adolescentes se sentirem solitários.
  3. Fast food X Slow food – quem come acompanhado, escolhe menos junk food e alimentos super processados e prefere alimentos naturais da sua região.

Eu adorei! E você?