Você alguma vez já se perguntou qual o segredo para criar filhos bem-educados em uma época de crianças muito mais independentes, informadas e antenadas na tecnologia? Pois psicólogos da Universidade de Harvard vêm estudando o que torna uma criança bem criada nestes tempos de mudanças. Eles concluíram que existem vários elementos que ainda são essenciais.

Aqui estão 5 segredos para criar uma “boa” criança, de acordo com psicólogos de Harvard:

1) Passe tempo com seus filhos: passar o tempo com seus filhos significa deixar tudo de lado por umas horas, ler um livro, chutar uma bola, caminhar com ele, ou apenas jogar um jogo à moda antiga. Em termos mais simples, isso significa que você interage com sua criança. Estas são as coisas das quais elas vão lembrar e não aquilo que você apenas comprou.

2) Converse com eles: de acordo com os pesquisadores de Harvard, mesmo que a maioria dos pais diga que o cuidado com seus filhos é uma prioridade de tempo, muitas vezes as crianças não estão ouvindo esta mensagem. As crianças necessitam de confirmação através de palavras. Converse com elas e compartilhe suas histórias sobre a escola, trabalhos de casa, amigos, e assim por diante.

3) Mostre ao seu filho como resolver problemas sem se preocupar com os resultados: um dos maiores presentes que você pode dar ao seu filho é a capacidade de analisar e resolver problemas. Deixe seu filho decidir por si mesmo o que ele quer. Você não pode resolver seus problemas o tempo todo. Rick Weissbourd, que conduziu o estudo, diz: “Estamos muito focados na felicidade de nossos filhos. Estamos fazendo-os se concentrarem apenas em casos de sucesso? A pressão para a realização pode ter resultados negativos".

4) Mostre sua gratidão a seu filho regularmente: os estudos mostram que pessoas que praticam o hábito de expressar gratidão são mais propensas a serem úteis, generosas, compassivas, felizes, saudáveis e perdoarem com mais facilidade. Os pais devem dar tarefas aos seus filhos e, em seguida, expressar gratidão por suas realizações. É importante que as crianças vejam que a gratidão é um dom notável.

5) Ensine seus filhos a expandirem a sua visão:  quase todas as crianças têm empatia e se preocupam com seu pequeno círculo de familiares e amigos. Ensine seu filho a ser um bom ouvinte, a interagir sem o uso de tecnologia, ser compreensivo e não julgar com base em sua religião ou nacionalidade. Expor seu filho a diferentes culturas ajuda a desenvolver uma pessoa amorosa, gentil e feliz. 

Ótimas dicas, não é?