Olha que boa notícia para profissionais que estão quase desistindo de voltar ao mercado de trabalho depois da maternidade. A agência de propaganda AMV BBDO, de Londres, decidiu abrir 10 vagas de meio período pensando justamente em atrair mulheres talentosas que querem trabalhar sem abrir mão de passar um bom tempo com os filhos. Adrian Rossi e Alex Grieve, diretores de criação da empresa, que atende marcas como Pepsi e Guiness, explicam que a iniciativa surgiu do insight de que a experiência é extremamente subestimada. “Há muitas mulheres ingressando na área, mas poucas no topo e quase nenhuma mulher entre seus 30 e 40 anos”, diz Alex.

“Nós conversamos com muitas mulheres sobre isso e, às vezes, quando elas voltam para o mercado, as condições são paternalistas e o trabalho não é tão animador”, complementa Adrian Rossi. 

“Voltar pode ser desapontador. Por exemplo: elas recebem projetos pouco desafiadores e são afastadas dos melhores clientes. Nós queremos fazer com que elas façam os melhores tipos de trabalhos. Nós queremos fixar uma bandeira no chão aqui. Não é um gesto temporário", diz Adrian.

Segundo os diretores, tais cargos terão a metade do horário requerido em contratos de trabalho padrão e pais que têm como função primária o cuidado de seus filhos e que estão tentando voltar para o mercado de trabalho também podem se candidatar. 

O mais legal é ver outras redes da empresa seguindo o mesmo caminho. Agências como o “The Phyllis Project”, da DDB e o “Omniwomen”, da Omnicom, e a CP&B, de Londres, também ofereceram turnos menores para mulheres voltando para o mercado de trabalho. 

Demais, não é?