O Projeto Luz: Olhares e Movimentos na Primeira Infância, do Sesc Bom Retiro, preparou uma programação junina para quem não quer ficar de fora das comemorações de São João.

Tem cantigas tradicionais, roda de conversas, oficinas de bordados e memórias e muito mais, sempre pensando em acolher pais e mães com bebês de colo, em atividades tranquilas e longe do agito dos fogos de artifício e fogueiras gigantes. Confira a programação completa, que é toda gratuita:  

"Pequenos Bordados": Até 27 de junho - Terças-feiras, às 11h.

 A oficina convida as mamães e os papais recém-nascidos a compartilharem as histórias de seus pequenos no tecido.A ideia é que os participantes bordem lembranças, sensações e aprendizados sobre a maternagem. Além disso, os participantes poderão confeccionar dois brinquedos icônicos na vida de uma criança: a bola e a boneca. A proposta é desconstruir a ideia de que alguns brinquedos são só "de meninas" ou "de meninos". 

"Pé de São João": dias 10, 15 e 24 de junho, às 11h

Cantigas que nos remetem à fogueira, às quadrilhas e à alegria de quem brinca os festejos juninos, tudo isso reunido na apresentação “Pé de São João”. Um músico e uma brincante conduzem essa roda interagindo com o público por meio de música, dança, brincadeiras e brinquedos da cultura popular. 

Roda de Conversa "Mudanças Físicas na Gestação e no Puerpério": dia 7 de junho, às 11h

Cabelos brilhantes, pele oleosa ou com estrias, mamas sensíveis, olfato e paladar extremamente aguçados… Esses e outros tópicos serão abordados no encontro. Um momento para compartilhar experiências e aprender a lidar da melhor forma possível com tantas novidades. 

Oficina "Pingos de Cores": até 23 de junho, sextas-feiras, às 17h

Quando os pequenos  completam três anos, são muitas as transformações que acontecem. A percepção de si mesmo está mais aguçada, o que dá espaço para a criação da fantasia, para o início da vida social, e para brincadeiras mais estruturadas. A proposta é defender o livre movimento e o livre brincar para os pequenos, que precisam de tempo, ambientes propícios e relações humanas afetuosas para se desenvolverem de forma plena.