Enquanto muita gente faz cara feia para a tecnologia, um professor de Rio Preto, São Paulo, resolveu tirar partido de um dos aplicativos mais queridos da garotada, o Pokémon Go, para dar um up nas aulas de geografia. A ideia era envolver a criançada nos estudos sobre mapas usando o game como isca. 

Apaixonado por videogames, Leandro Ferreira é professor do 3º ano da Escola Municipal Professora Regina Mallouk e foi para a rua com os estudantes para ensiná-los a compreender mapas através do game. Ele contou em entrevista ao G1 que os alunos não podem levar celular para as aulas, mas os pais e a escola autorizaram o uso dos aparelhos no dia da atividade. Assim, os estudantes foram divididos em grupos para mapear o entorno escolar. No mapa foram incluídos pontos de ônibus, telefones públicos, casas de alunos, supermercados e pokestops (lugares mais comuns para encontrar Pokémons).

Durante as aulas, Leandro também ensinou dicas de segurança que os estudantes devem tomar ao jogar, como evitar lugares perigosos, não atravessar a rua jogando e andar sempre em grupo. A atividade envolveu ainda outras disciplinas: os estudantes criaram uma redação sobre os problemas do bairro após conhecer melhor o entorno e aprenderam a somar e subtrair o peso e a altura dos Pokémons. 

Incrível, não é?