As medidas preventivas contra o novo coronavírus estão acontecendo ao redor do mundo. É uma tentativa de frear a disseminação da doença que, apesar da baixa taxa de fatalidade, tem contagiado um número muito alto de pessoas.

Com a necessidade de quarentena confirmada, muitos estão levando a ideia de maneira errada. É simplesmente um ato de prevenção, não é um feriado, não é um período de férias. Claro, podemos ocupar nosso tempo livre de maneira mais leve, mas é essencial que não esqueçamos completamente das próprias rotinas.

Se para os adultos já é um desafio ficar em casa por tanto tempo, sabemos que para as crianças, as coisas se complicam mais ainda. Elas não compreendem totalmente a situação e os pais vão ser os responsáveis por amenizar as consequências do isolamento social.

O ideal é que o ritmo do cotidiano dos seus filhos seja mantido. Nada substituirá a escola completamente, é claro, mas a melhor opção é de que nos horários em que a criança frequentava as aulas, ela tenha atividades que sirvam de aprendizado também.

Brincadeiras educativas e exercícios que desenvolvam as coordenações e habilidades são essenciais. Assim, o fluxo de ensinamento que seus filhos estavam recebendo continua, e quando tudo se normalizar, o ritmo escolar não será incômodo para as crianças. Isso garante também a compreensão de que esses dias em quarentena não são as tão aguardadas férias.

Ter horários estabelecidos para as tarefas também regula a percepção de tempo. A organização pode facilitar que a criança entenda quando deve estudar, quando deve descansar e quando pode simplesmente se divertir. 

A sua própria rotina pode ser estabelecida junto com a do seu filho, assim, fica mais fácil para você construir os horários e a criança ainda se sente incluída na programação da família.

Não existe a necessidade de criar atividades inovadoras, você não precisa se tornar professor. Qualquer exercício comum que as crianças estejam acostumadas pode ser útil. Os pais podem fazer leituras, assistir vídeos e filmes, tudo isso já desenvolve a curiosidade e novas dúvidas e assuntos devem surgir de maneira espontânea.

Essa também é uma oportunidade dos pais serem criativos. Vale usar tudo ao seu favor. Objetos da casa, tecnologias, brincadeiras clássicas, brinquedos. Tudo pode ser usado para convidar as crianças para uma nova atividade. Ela vai adorar se divertir tendo a família como companhia.

O importante é manter o ritmo e anseio pelos aprendizados para que as aulas voltem e as crianças sintam como se esse período não tivesse sido interrompido.


Por Giulia Freitas, filha de Eliane e Paulo

Leia também:

11 atividades para entreter seu filho durante a quarentena

9 serviços online grátis para sua família aproveitar nesse período em casa

Saiba como proteger sua família do coronavírus