Estimular o hábito de leitura desde cedo é função essencial da família. Ler faz bem para o desenvolvimento, forma o senso crítico, melhora o raciocínio lógico e impulsiona a criatividade. São muito benefícios, por isso, tornar essa prática um interesse e paixão faz toda a diferença. 

Quando as crianças sentem que um livro é sinônimo de obrigação ou castigo, elas vão sempre o associar a essa ideia. Entendem que é uma atividade chata e desagradável. Mas se os pais dão o exemplo de que ler pode ser uma diversão, essa perspectiva muda. 

Com tantas opções tecnológicas, celular, computador, videogame, tablet, é um desafio fazer com que os filhos se dediquem ao papel de leitores. Para se ver livre desses obstáculos, confira essas dicas de como incentivar o hábito de ler desde a infância:

Antes de aprender a ler

Esse costume pode começar mesmo antes de seu filho saber ler. De acordo com texto de Molly Ness, especialista em alfabetização, para a revista Parents, o processo já funciona a partir dos três anos de idade. Você pode mostrar as ilustrações, indicar o que é texto, explicar outros recursos que aparecem nas páginas, como, por exemplo, um balão de fala. E é claro, pode também ler as histórias em voz alta para a criança começar a se familiarizar.

Respondendo as perguntas

Toda criança passa pela fase curiosa, onde qualquer frase é motivo de um questionamento. “Por quê? Como? Quando?”. Aproveite este momento para encontrar a solução na leitura. Se seu filho perguntar algo, o incentive a buscar a resposta em um livro. A partir daí, além de ter relação com a ficção, ler também se encontra com a realidade.

Não é tarefa simples

Comente dúvidas, questione o que aconteceu na história, reflita, tudo isso em voz alta para o seu filho ouvir. Ele vai repensar e raciocinar com você sobre o que está lendo e ainda percebe que, assim como ele, os adultos ficam confusos e podem ter dificuldades com alguns textos.

De novo!

Depois de terminar um livro, peça para a criança recontar tudo. Mesmo que acabe saindo algum resultado diferente do original, a atividade é divertida e estimula a capacidade de memória e de organização de pensamento linear. 

Na hora certa

Procure por livros com a faixa etária correta do seu filho. Se o tema ou a forma de escrita for complexa ou até simples demais, a leitura pode se tornar muito difícil ou sem graça.

Dentro do universo dos livros

Frequente livrarias, bibliotecas, sebos. Transforme a escolha de um livro em um momento mágico de diversão e curiosidade. Deixe a criança procurar e decidir pelo qual se interessa. Ela se sente responsável com a atitude e, vendo aquele ambiente todo voltado para esse assunto, ela dá ainda mais valor ao ato da leitura.


Por Giulia Freitas, filha de Eliane e Paulo

Leia também:

Pediatras dizem: ler para seu filho é um ato de amor

Saiba o porquê meninos e meninas devem ler sobre protagonismo feminino desde cedo

3 benefícios de ler para o bebê durante a gravidez