Ensinar um filho ou uma filha a reconhecer as próprias emoções é uma das maiores lições que os pais podem transmitir. Estar atenta aos sentimentos que a Donatella ainda não reconhece é muito importante. Por isso, é fundamental que eles  compreendam os diversos sentimentos que podem ter e como lidar com eles.

Para ajudar nessa tarefa, o site Criando com Apego indicou o livro espanhol "Emocionario", uma espécie de dicionário de emoções, considerado por muitos um clássico espanhol. De acordo com o site, o livro reúne 42 emoções explicadas em linguagem simples e acessível, dando ferramentas para que as crianças possam reconhecê-las, e pode ser uma inspiração para os pais.

Dentre as emoções registradas, há aquelas mais simples, como alegria, tristeza, medo e vergonha, já familiares a crianças de dois ou três anos; até as complexas, como culpa, tédio e amor, mais compreensíveis para pequenos de 5 ou seis anos; e ainda ressentimento, serenidade e gratidão, que demandam maior vivência por parte da criança.