Eu já sou fã do trabalho da Mari Merlim há muito tempo (até gravei para o Canal da Rafa um vídeo com ela dando dicas incríveis de como fotografar crianças, lá embaixo você pode conferir), mas esse ensaio aqui arrebatou meu coração. Não só o meu. O coração dos europeus também. 

Inspirada no livro O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, a fotógrafa captou imagens de um menino brasileiro descobrindo sua infância nas dunas de Florianópolis, onde o próprio autor do livro em questão esteve quando pilotava, (Saint-Exupéry teve uma passagem significativa pela ilha catarinense, enquanto piloto da empresa de correio aéreo, Aéropostale, onde ficou conhecido como Zeperri, apelido abrasileirado que os nativos lhe deram pela difícil pronúncia de seu nome). O ensaio logo cruzou o oceano para chegar à terra natal do escritor, na França. 

"Levar este Zeperri para a França é como revelar para o mundo uma nova face desse homem brilhante, que deixou um legado por onde passou, não só através de seus livros, mas de sua própria história", comemora Mari.

Em Paris, a exposição ocorreu de 25 a 30 de março no Instituto Cultural Alter Brasilis, que promove a cultura brasileira por meio de atividades educacionais, artísticas e recreativas, para crianças e adultos. Raoni Vasconcelos, brasileiro e coordenador do espaço, abre o espaço a público para exibir exposições, palestras, filmes e apresentações musicais que façam o elo Brasil-França.

Por intermédio da AMAB (Associação Memória da Aéropostale no Brasil), a presidente da associação, Monica Cristina Correa, que também é tradutora das obras de Saint-Exupéry, levou o projeto à família do autor e às instituições de preservação de sua história. Foi assim que Mari acabou expondo o ensaio no castelo de infância de Saint-Exupéry, em Saint-Maurice-de-Reméns.

"Só acreditei nesse sonho quando pus meus pés na própria casa de infância do autor, que sabiamente, refletia sobre a vida, de uma forma muito humana e gentil", conta, emocionada por ter passeado pelo jardim florido da mansão, o mesmo onde o escritor um dia correu, livre, em sua infância.

Agora, em conjunto com a AMAB, a exposição vai ganhar o mundo. Em julho e agosto, o ensaio seguirá para Toulouse, na Cité del Espace, o centro europeu do espaço, em comemoração ao aniversário de 20 anos do local. Não é demais?

"Desejo de que ela voe pelo mundo, pois trata, através de uma linguagem universal, que é a fotografia, uma questão humana muito relevante, que é o valor da infância", diz Mari.

O próximo projeto da fotógrafa é acompanhar e registrar a missão do Barco Hospital da Missão Amazônia e, para isso, está buscando financiamento para a ação. Você pode ajudar aqui: http://www.juntos.com.vc/pt/bhequipeguajupia

Gostou? E não para aí. Em breve, você poderá conferir em primeira mão um ensaio incrível que a Mari fez com crianças em cidades europeias especialmente para Primi Stili. Por enquanto, deixamos com você algumas dicas da fotógrafa para conseguir o clique perfeito dos pequenos, que são sempre muito ligeiros, não é? Veja o vídeo que eu gravei com a Mari em Balneário Camboriú e se inspire.