Já pensou transformar os rabiscos do seu filho em som? Isso é possível e não exige conhecimento teórico. Me apaixonei pela ideia do músico Vitor Moreira, de Limeira (SP), que defende que todos podem compor. Todos. 

Por acreditar nisso, ele criou um instrumento inusitado. A PiMu é uma lousa de desenho musical que permite que qualquer pessoa componha músicas, mesmo sem ter conhecimento teórico.

O aparato foi inventado em maio de 2016. Depois de alguns anos trabalhando com educação musical no ensino formal, ele percebeu que a maioria das crianças não eram protagonistas da sua arte, e sim, em grande maioria, apenas reprodutoras.

A ambição de Vitor com a lousa é direta: ele deseja rever toda a lógica do ensino de música, partindo não da teoria, mas diretamente do som e do sentimento – que os alunos sintam o que é uma nota, o que é música. Através de 23 sensores conectados a um computador interno, a lousa, que parece um simples quadro branco, dispara sons com o estímulo do toque ligado à borda. Assim, é possível pintar na superfície ou utilizar massinha de modelar para produzir sons.

Quer entender melhor? Olha que legal o vídeo explicando como funciona a lousa!