Todo mundo sabe que adoro viajar com a Donatella sempre juntinha, não é? E não estou sozinha nessa. Uma pesquisa recente publicada no Jornal of Commercial Research mostra que as viagens em família têm um impacto profundo e duradouro na felicidade e bem-estar das crianças. Mais do que diversão, fazer as malas e explorar novos locais no mapa na companhia dos filhos duram muito mais do que qualquer brinquedo e são fundamentais para o desenvolvimento emocional e cerebral dos pequenos.

Segundo o estudo, visitar novos locais ou fazer novas atividades contribui para o desenvolvimento de partes do cérebro que estão associadas ao modo como lidamos com o estresse e o aprimoramento da habilidade de aprender. Eu percebo bem isso. A pesquisa mostra ainda que as crianças que viajam nas férias voltam à escola e obtêm notas melhores em leitura, matemática e conhecimentos gerais do que os amigos que não foram viajar. E isso independe do destino da viagem: Disney ou o sítio dos avós, o efeito é o mesmo!

Os pesquisadores também apontam que as viagens trazem benefícios não apenas em curto prazo, mas também em longo prazo, porque contribuem para a construção de lembranças duradouras e positivas que nem todo brinquedo proporciona. Depois dessa, me convenci ainda mais que melhor do que gastar fortunas com presentes, o ideal mesmo é economizar e viajar juntos. Além de passar um bom tempo juntos, voltamos bem mais inteligentes para casa!