Incentivar a leitura é importantíssimo, mas nem sempre é fácil, né? Muitas vezes é preciso transformar a hora do conto em um momento especialmente divertido, com surpresas e mistérios que vão além das histórias dos livros.

 

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades

Dar uma turbinada na estante do quarto das crianças pode ser um caminho para chegar lá. Confira cinco ideias:

#1 | Livros pendurados
Esta estrutura que lembra um ábaco ou até uma harpa é, na verdade, uma estante de livros! Cordas bem esticadas com peças em formato de T invertido fazem a mágica acontecer. É só abrir o livro deixando mais ou menos metade das páginas para cada lado e encaixar na estrutura. O peso do livro garante que ele fique no lugar. É uma boa opção para os livros maiores.

#2 | Árvore dos livros
Para quem não tem parede livre, uma solução incrível na hora de pensar em estante de livros é o aproveitamento dos cantos é - e não é difícil transformar um deles em árvore do conhecimento. Veja que o exemplo colorido abaixo: o tronco da árvore é feito com uma estante de canto comum. O resto fica por conta de tinta e pincel!

#3 | Caixas penduradas
Um bom gancho, nichos de diferentes tamanhos, cordas de diferentes comprimentos e furadeira: pronto, você já tem o necessário para recriar este modelo em casa. Um furinho em cada nicho dá espaço para amarrar bem a corda e a gravidade faz o resto!

#4 | Estante diagonal
Esta é uma ótima ideia para quem tem pouco espaço. O ângulo das prateleiras faz com que a largura da estante diminua bastante e ainda cria um movimento bem bacana. A organização por cores transforma os livros em parte da decoração em instantes.

#5 | Foco na rotatividade
Um nicho no chão fica super funcional e deixa a biblioteca bem acessível para os pitocos, enquanto uma estante maior (neste caso formada por prateleiras estreitas para quadros) guardam o acervo. Fica por conta dos pais fazer os livros circularem para que sempre haja um título novo ou inesperado ao alcance das mãos das crianças.