A família aumenta, mas, muitas vezes, a casa segue sendo a mesma. E, claro, a gente sabe que dividir o quarto com os irmãos pode ser bem divertido, mas garantir momentos de privacidade aos pequenos também é importante. Separamos quatro ideias que podem ser a solução que você precisa para aproveitar o espaço que tem de maneira criativa e funcional.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades

Esse projeto da Vardehaugen Arkitekter é um escândalo. É a prova de que o design é capaz de reinventar até os mais tradicionais objetos - e melhorá-los! A cama abaixo não é nada mais que um beliche bem no meio do quarto. Lindo, moderno e super simples, ele funciona como uma divisória que cria ambientes totalmente independentes para cada irmão.

E centralizar as camas funciona mesmo fugindo do modelo dos beliches. Esse quartinho das irmãs norueguesas Selma e Sofia foi dividido por uma parede erguida entre as duas camas e evidenciado pelo esquema de cores. Cada uma no seu quadrado!

Na mesma pegada do projeto acima, este quarto desenhado por Richard Rogers inclui erguer uma parede no meio do quarto e atribuir uma cor para cada lado, mas com uma diferença: as camas são elevadas para criar um espaço de guarda-roupas abaixo delas. Essa ideia funciona super bem para quem tem espaço reduzido. A divisória pode ser uma porta de correr, como abaixo, ou até uma cortina.

E falando em cortina, uma solução mais simples, que não chega a definir um espaço para cada criança, mas garante privacidade na hora de dormir é equipar o tradicional beliche com um jogo de cortinas. Dê preferência aos tecidos encorpados para não dar espaço à transparência. Assim, se um estiver assistindo um filminho no tablet, por exemplo, a luz não atrapalha o outro.