Muitas mulheres buscam empreender depois da maternidade. Seja trabalhando em casa ou abrindo um negócio próprio - até pela usual flexibilidade de ser autônomo. E muitas ideias de negócio nascem junto com os filhos: comidinhas especiais, serviços de baby sitter, roupas, sapatos, acessórios, enfim.
A maternidade também é inspiradora quando se trata de negócios e trabalho.
Foi o caso de Susan Petersen, criadora e proprietária da Freshly Picked, inicialmente uma marca apenas de mocassins para bebês. Depois de ter seu segundo filho, Susan teve dificuldade em encontrar sapatos confortáveis para seu recém-nascido.
Frustrada, ela comprou um saco de sucata de couro, sentou-se na mesa da cozinha e começou a trabalhar. Seis anos mais tarde, sua startup, Freshly Picked, com sede em Utah, nos Estados Unidos, vendeu mais de 80 mil pares de mocassins e gerou US$ 5,2 milhões.
Os sapatos, que apresentam um padrão de franjas exclusivo e elástico na abertura (para garantir que eles fiquem nos pés dos pequenos), são vendidos on-line e em lojas sofisticadas dos Estados Unidos, como Nordstrom.
Além do mais, os sapatos de bebê têm atraído uma crescente base de fãs de celebridades. "Kim Kardashian encomendou alguns pares", diz Susan. E mães celebridades como Kelly Clarkson, Jessica Alba e Jessica Simpson também costumam comprar os sapatinhos.
O sucesso tem crescido tanto que, hoje, a empresa também vende Mary Janes e outros acessórios em couro - inclusive para adultos.
O design exclusivo do mocassim é inspirado na herança de Petersen: "Minha avó é nativa americana e eu cresci usando mocassins.
Seus mocassins de bebês (com preço de US$ 45 a US$ 60) são feitos na Califórnia e no México e produzidos em 45 cores. Em uma das coleções, Susan lançou os calçados com estampas de bananas e folhas de palmeira tropicais (abaixo).
Estamos apaixonados pela história dessa mãe - e pelos mocassins fofos, é claro!