Gosto de descobrir marcas com propósito. Entre elas encontrei a Fruta, marca brasileira de roupas infantis com estampas simples e divertidas e cores bem neutras. Fáceis de combinar e sem divisão de gênero (“roupa de menino” e “roupa de menina”), as peças buscam deixar as crianças confortáveis, estilosas e livres de rótulos. A empresa foi fundada em São Paulo, em 2016, pelas designers Fabiana Guimarães e Juliana Cohen, e vai na contramão do excesso de cores, estampas e personagens. Fabi e Ju são mães de João e Elettra, trabalham no mercado de moda há 15 anos e associaram seu desejo de criar uma marca no segmento infantil que tivesse uma proposta voltada para o design simples e marcante.

Por acreditar que criança é criança, a marca se propõe a tornar fácil a tarefa de vestir bem as crianças. Maciez, bom design e cortes perfeitos são os seus diferenciais. Os tamanhos vão até 4 anos, as peças são simples e oferecidas em tons neutros - e a produção é bem limitada. 


As fundadoras criaram a marca com a intenção de trazer para o mercado algo que atenda ao desejo dos adultos de comprarem roupas com cores simples e estilo divertido, ao mesmo tempo confortável e seguro para as crianças. Segundo elas, são utilizados apenas tecidos maleáveis, com toque macio e fáceis de lavar - e as estampas são feitas à base d’água, o que mostra um processo sustentável de produção.

As roupas e os acessórios, como babadores, bonés e fronhas, estão disponíveis para compra no site da marca.