Desde que a pandemia começou em março do ano passado, têm sido cada vez mais difícil inventar brincadeiras para divertir e distrair as crianças pequenas. Uma das dificuldades, é que nessa idade, elas enjoam muito rápido das atividades propostas e não têm paciência para assistiram à um filme inteiro. Usar a criatividade deles é uma boa opção, porque vão trabalhar a mente e cansar um pouco. 

Giz Líquido de Calçada 

Giz é sempre um material que as crianças gostam e quase todas têm pelo menos uma caixa de giz de cera, giz de lousa ou giz pastel. Entretanto, para fazer o giz líquido você só vai precisar de uma garrafa pet, água, amido de milho e corante alimentício. O primeiro passo é pegar uma garrafa pet de 500 ml e encher metade dela com água, a outra metade você enche com o amido de milho e mistura bem, até ele se dissolver por completo. Quando o pó for dissolvido por completo, você coloca o corante na água. Faça isso com quantas cores quiser. Para fazer o furo na tampa, use um prego quente ou agulha e use a própria garrafa para desenhar. Você também pode fazer essa mistura e colocar em potes, para eles pintaram com um pincel ou um rolo de tinta. Por ser água e amido, ele sai rápido e é fácil de lavar.

Bolas de sabão 

Uma brincadeira simples e fácil de fazer são as bolas de sabão, elas podem ser compradas ou feitas em casa mesmo. Para fazer em casa, basta um pote com água, cinco colheres de açúcar e detergente e misturar os dois, já para fazer o cordão é necessário dois palitos de churrasco ou de algodão doce e um cordão de algodão (pode ser feito com uma camiseta velha que tenha em casa e que não queira doar). Você corta o barbante no tamanho que desejar e amarra uma ponta em cada palito. 

Essa brincadeira vai ajudar a criança a desenvolver paciência, coordenação motora, percepção de direção e controle de força. 

Jogo da velha com pedras 

O jogo da velha é um clássico! E pode ser feito de muitas maneiras, você pode usar um pedaço e caneta para tecido para montar o tabuleiro e usar o resto para fazer as formas ou usar aquelas pedras ficam no quintal ou nos vasos de casa. Você pode usar seu piso, caso ele seja de louça ou qualquer material que o valha e seja quadrado. Ou então, você pode montar o tabuleiro usando uma caixa de papelão e cortando nove quadrados. A parte mais divertida começa agora, você separa 10 pedras e pinta elas junto com seus filhos. Para pintar, você vai precisar de tinta guache e caneta permanente para desenhar os detalhes. 

Por Isabel Martins, filha de Heloisa e José Augusto 

Leia mais:

Jogos e brincadeiras para fazer em família na noite de Natal

5 dicas para você e sua família enfeitarem a casa para o Natal e usar a criatividade

Desenho de criança, execução de designer: quartos dos sonhos