O esporte é incentivado em todas as idades e, quanto mais cedo as crianças começaram a se movimentar e gostar de fazer esportes, mais fácil vai ser colocar os exercícios físicos na rotina dos pequenos. Além de benefícios para a saúde, o esporte também traz outros benefícios como autoestima e desenvolvimento da personalidade. Segundo o Ministério da Saúde, a recomendação é de que crianças façam esportes por 300 minutos semanais, ou seja, mais ou menos uma hora por dia. As possibilidades para se movimentar podem ser individuais ou em grupos. 

Fazer esporte ajuda no desenvolvimento da personalidade e de habilidades técnicas, porque dependendo do esporte escolhido, equilíbrio e força são algumas das habilidades requeridas e necessárias para realizar tal modalidade. 

Desenvolve a capacidade de lidar com frustações, já que nem sempre uma pessoa pode ganhar sempre e nem ser perfeito o tempo todo, por isso, é importante que as crianças aprendam a lidar com quedas e as perdas durante uma competição ou amistoso, por exemplo. 

Também é uma forma de ensinar valores como autoconfiança, inclusão social, respeito pelos outros e trabalho em equipe, especialmente se esporte escolhido precisar de um time, como o futebol ou o basquete. A dança, como jazz e ballet, também são esportes em grupo, já que para a coreografia dar certo, precisa da dedicação de todos os dançarinos. 

Por Isabel Martins, filha de Heloisa e José Augusto 

Leia mais:

Comidas inspiradas em filmes infantis para você e sua família cozinharem juntos e aproveitarem

Artista faz crítica a desigualdades com colagens impressionantes

Brinquedos de tecido ensinam formas geométricas