Você vive correndo e encaixando a rotina das crianças na sua agenda concorrida? Já pensou em desacelerar? O movimento Slow Parenting ou Pais sem Pressa, em livre tradução, preconiza que a vida em família vem sempre em primeiro lugar. Você concorda? Aqui eu reúno os 10 mandamentos desse estilo de vida. Vem se inspirar:

1– Menos tecnologia, mais tempo em família: desligue todo tipo de aparelhos eletrônicos por pelo menos uma hora por dia (mais é ainda melhor). E não estou falando só das crianças. Pais também devem se desconectar também.

2– Novas amizades: deixe as crianças interagirem com outras crianças. O círculo social dos filhos precisa ser maior do que apenas o círculo familiar. Não tente ser o melhor amigo dos seus filhos: os melhores amigos deles têm de ser outras crianças!

3- Ouça e observe: aprenda a perceber os sinais dos seus filhos. Quando estão felizes com o que fazem ou quando estão esgotados por terem uma agenda extra preenchida. Ouça-os com atenção. Afinal o objetivo é que sejam felizes, certo?

4- Papel de pais: as atividades extracurriculares são importantes pois ajudam a trabalhar a mente e o corpo. Mas quando são exaustivas tornam-se prejudiciais.  A melhor escola é a sua casa, e os melhores professores somos nós, pais. Assuma a importância do teu papel.

5- Brincar e brincar até cansar: o dever (e direito) de uma criança é brincar. Crie tempo e espaço para a brincadeira quer seja individual, com a família ou com amigos no parque.

6- Sem compromissos: crianças até aos cinco anos não precisam de uma série de atividades programadas. Podem e devem fazer o que gostam e aprender de forma espontânea.

7– Limites: é importante saber quando e como dizer "não". Estabeleça limites!

8– Menos é mais: a criatividade e a curiosidade pela aprendizagem, muitas vezes, nascem do tédio.

9– Pratique o mindfulness: aprenda a cultivar espaços silenciosos durante o dia e encontre tempo para esvaziar a mente.

10– Dê tempo aos seus filhos: cada criança tem o seu ritmo. Não apresse o desenvolvimento dos seus filhos.