Quando uma mulher está grávida, ela precisa organizar a chegada do bebê, além de fazer o enxoval e arrumar o quarto do pequeno, a mala da maternidade é uma etapa importante e é preciso arrumar tanto a mala do bebê, quanto a da mãe a do pai. Mas, como fazer e quando começar a arrumar? O ideal é que a gestante comece a arrumar a mala no sétimo mês de gestação, para que tudo esteja pronto, quando a criança estiver pronta para nascer.

A mala escolhida, pode ser tanto com rodas quanto as que parecem sacolas. É sempre importante ver qual é lista recomendada pela maternidade, mas no geral, é bom separar roupas para ficar fora de casa de 2 a 4 dias. 

Na mala do bebê, vão: seis bodies, seis calças, seis macacões, seis pares de meia, fraldas de boca, dois casacos com botões, um xale ou cobertor, um conjunto de roupa para saída da maternidade, um pacote de fralda descartável, uma escova de cabelo, duas toalhas fralda, um sabonete líquido neutro, cotonetes, álcool 70%, algodão em formato de bolas, pomada para assadura e um saco para roupas sujas. 

Já para a mala da mãe, os itens são: duas camisolas ou pijamas com abertura frontal, um roupão, calcinhas confortáveis, meias, sutiã para amamentação, absorvente para os seios, produtos de higiene pessoal e absorvente noturno, chinelo para banho, chinelo para o quarto, uma muda de roupa para a saída da maternidade e uma sacola para roupas sujas. 

A mulher tem direito a um acompanhante, por isso, na mala dela, também devem ter as coisas do parceiro e são elas: pijama, produtos de higiene pessoal, cueca, muda de roupa, sapatos confortáveis e chinelo. 

Por Isabel Martins, filha de Heloisa e José Augusto

Leia mais:

Como organizar o guarda-roupa do novo integrante da família

Ensinamos a montar o quarto do bebê de forma simples, econômica e organizada

Quarto montessoriano: entenda o que é e como isso ajuda no desenvolvimento da criança