Um dos pontos principais ao esperar um bebê, é planejar como será o quarto do novo integrante da família. E as possibilidades, são infinitas (e nem sempre são as mais econômicas), por isso, vamos te dar algumas ideias que podem ajudar na hora de fazer o orçamento desse espaço e deixar o quarto aconchegante e elegante. 

A escolha de móveis 2 em 1, é sempre uma ótima boa ideia para economizar dinheiro e espaço, afinal saber utilizar o espaço do quarto, também é importante. Você pode comprar um berço que vire uma mini cama, um armário que tenha um trocar na parte de cima ou até mesmo prateleiras que vão ter  diversas funções conforme a criança for crescendo. 

Uso de cores no quarto deixa sempre o ambiente alegre, mas precisa ter cuidado para não se tornar um ambiente com cores fortes e uma mistura de tons. O ideal é escolher cores mais "sóbrias", como cinza, azul marinho, cores pastel e outros tons claros e usar as cores mais fortes na decoração, como um canto da parede ou um bicho de pelúcia colorido. Claro que não existe uma regra para o uso das cores, mas o que é indicado, é trazer um equilíbrio para o ambiente e utilizar cores que passem a sensação de calma e tranquilidade. 

No primeiro ano de vida, um guarda-roupa não é necessário, se os pais optarem por comprar uma cômoda grande, com gavetas grandes e fundo, e um armário, a família consegue guardar confortavelmente as roupas do bebê, as fraldas, os jogos de lenços, dos cobertores e tudo o que for necessário no dia a dia dos cuidados com a criança. 

E pensando nesse espaço, um item indispensável é ter uma cadeira de amamentação no quarto, já que nesses primeiros meses, a criança tem uma demanda pelo leite materno muito grande. E, dessa forma, a mãe tem um espaço confortável  no quarto para alimentar o bebê e logo colocar ele para dormir de novo, ou seja, fica mais prático e a mãe não precisa ficar mudando de ambiente o tempo todo. 

Como última ideia, os pais podem fazer alguns itens de decoração em casa, como quadros divertidos e coloridos ou fotos do casal esperando a chegada do bebê e fotos do bebê recém-nascido. Essa parte é muito pessoal, porque cada casal tem um estilo de decoração e cada um vai escolher o que mais agrada. Entretanto, colocar um pouco de si na decoração, deixa o lugar ainda mais personalizado e com " a cara" da família. 

Por Isabel Martins, filha de Heloisa e José Augusto

Leia mais:

Ideias criativas, inovadoras e divertidas para contar ao parceiro e à família que você está grávida

Comemorar o mesversário virou um ritual paras as famílias! Confira as diversas roupas para a ocasião

Nomes de meninos que bombaram em 2020! Veja a lista completa