O Método Montessori é o resultado de pesquisas empíricas e científicas desenvolvidos pela pedagoga e médica Maria Montessori. É caracterizado por desenvolver a autonomia, liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, psicológicas da criança e sociais. A principal premissa, é que o quarto é feito para crianças e não para adultos. 

O quarto deve oferecer elementos que estimulem o desenvolvimento e a autonomia de forma segura, para que ela se sinta à vontade para explorar o espaço. Por isso, é indicado trocar a cama alta por colchões no chão, já que isso dá mais liberdade para as crianças que podem se levantar e deitar na hora que quiser e os brinquedos devem estar à altura dos olhos da criança, para que ela possa pegar quando quiser. Os especialistas recomendam que os brinquedos sejam revezados a cada 15 dias para despertar o interesse dos pequenos. 

Além do colchão e dos brinquedos, um espelho é importante para que as crianças consigam se ver e se reconhecer, mas é importante lembrar de colocar ele em uma moldura de madeira ou MDF e prender na parede, para que ele fique mais seguro. Usar tapetes no quarto ajuda nas experiências sensoriais e, para as crianças maiores, delimita o espaço de brincadeiras. Escolher armários baixos e disponibilizar as roupas nas prateleiras mais baixas, dão uma maior autonomia para que a criança escolha a própria roupa. 

Quarto para crianças de 1 a 3 anos de idade:

O método se mostra muito importante do primeiro ao terceiro ano de vida da criança, porque é nesse período que uma das principais fases do desenvolvimento psicológico e físico acontecem. Nessa fase, a melhor opção é usar uma cama baixa lúdica com grades de proteção na lateral para garantir a segurança do pequeno.

Quarto para crianças de 4 a 6 anos de idade:


Nesse momento, as grades de proteção já não são mais necessárias, caso a família escolha manter a mini cama. Mas se a criança já estiver maior, o aconselhável é usar cama infantil, entretanto, é importante continuar usando a grade de proteção nessa cama. A partir dos 7 anos o ideal é usar cama infantil, por causa do tamanho da criança, mas isso não significa que você precisa abandonar o lado lúdico. 

Caso o casal seja pais de gêmeos ou os filhos vão dividir o quarto, os pais podem optar por usar uma beliche montessoriana. Essa cama é ideal para o casal que tem um filho mais velho e um bebê, já que a parte de baixo se assemelha a um berço que fica no chão. 

Não existe uma regra para até que idade o quarto montessoriano deve ser utilizado, mas o recomendado é que ele seja usado na primeira infância, do 1º ao 7º ano de vida da criança, já que é nesse momento que elas desenvolvem o hábito de organização e autonomia de maneira mais intensa. Caso a criança ainda não tenha sete anos, mas queria mudar o espaço, os pais devem apoiar essa vontade e ajudar na mudança. 

Por Isabel Martins, filha de Heloisa e José Sampaio 

Leia mais:

Quer apostar na decoração minimalista no quarto das crianças? Veja exemplos e dicas

Quartos fantásticos para os pequenos

Cenas de filmes recriadas por crianças