Quando uma família descobre que está esperando um filho ou uma filha, os pais fazem o enxoval da criança e montam o quarto dela. Existem algumas dicas para facilitar a rotina da família, quando o assunto é organizar as roupas do bebê que vai chegar e o mais importante, é arrumar as roupas antes de ele nascer. No primeiro ano, o bebê cresce muito rápido e por isso, acaba perdendo as roupas  mais rápido também, não é a toa que as roupas de bebês são vendidas de acordo com quantos meses a criança. Tendo isso em mente, para arrumar o guarda-roupa do bebê, o primeiro passo é separar as roupas por tamanho. 

O primeiro passo é limpar bem o quarto da criança e lavar as roupas que foram compradas ou que a família ganhou de presente. Armários, cômodas e até mesmo as camas podem ter poeira e serragem que vem do processo de fabricação e do armazenamento e esses resíduos são alérgicos, para limpar é simples. Você só precisa de um pano levemente umedecido e prestar atenção nos cantos, para que o pó não tenha contato com as roupas que vão ficar guardadas ali. Já para lavar as roupas, utilize produtos indicados para pele infantil, de preferência sem muito perfume para evitar alergias. 

Depois que está limpo e seco, o ideal é separar os itens de acordo com a frequência de uso, para que fique mais acessível e as roupas se mantenham organizadas. Deixar as peças que são usadas com mais frequência na cômoda, facilita muito no dia a dia. Ali devem ficar os bodies básicos do tamanho do bebê, calças e camisetas de ficar em casa, a escova de cabelo, itens de higiene, fraldas, toalhas, panos e tudo o que for de uso mais intenso. No guarda-roupa vão as roupas da próxima estação e as mais delicadas, que devem ser penduradas em cabides.

Após decidir o que vai para o guarda-roupa e o que vai para a cômoda, chegou o momento de separar as peças por tamanho. Você pode usar esse critério para guardar todas as roupas para visualizar com maior facilidade o que pode ou não ser usado nessa fase. Dependendo da quantidade de peças que tiver, você pode guardar cada tamanho em uma divisória ou gaveta também é interessante fazer um rodízio com as peças que estão na gaveta mais acessível, já no cabideiro, tem itens de várias categorias e eles também devem ser separados por tamanho. 

Com todas as peças separadas, chegou o momento de guardá-las. O espaço que fica no alto do armário, é chamado de maleiro e você pode guardar os itens que são menos usados, como cobertas mais pesadas e mantas que, para ocuparem menos espaço, podem ser guardas à vácuo. Além disso, ali também pode ser guardado o kit berço e ser um estoque para fraldas e mamadeiras. Usando organizadores, também há espaço para guardar as peças maiores que não couberam na cômoda  e no guarda-roupa. 

O próximo passo, é pendurar as roupas no cabide e colocá-las no cabideiro. Para otimizar o espaço e facilitar a visualização, você pode usar cabides de mesma cor e tamanho. Nas prateleiras laterais do guarda-roupa, coloque peças de uso mais intenso que os da gaveta e para proteger as roupas ou organizar melhor, você pode utilizar organizadores. Nas gavetas, coloque as peças que são guardadas na horizontal, como meias, camisetas, shorts e calças, elas também podem ser guardadas por tamanho.

Já na cômoda, as gavetas superiores são as mais fáceis de acessar, por isso, guarde os itens mais utilizados e nas gavetas restantes, guarde os itens de acordo com o tamanho do menor para o maior, de forma de que os maiores fiquem mais no fundo e se você precisar de mais espaço na cômoda, use as caixas organizadoras. Outra dica que facilita muito na hora de arrumar as peças, é etiquetar as caixas, os cabides e as gavetas da cômoda e do armário para identificar de quais tamanhos são as peças que estão ali. Você também pode por optar pelas colmeias e guardar as roupas ali, sempre separando por tamanho e colocar uma etiqueta referente ao tamanho das peças que estão guardas em cada coluna de nichos. 


Por Isabel Martins, filha de Heloisa e José Augusto 

Leia mais:

Quarto montessoriano: entenda o que é e como isso ajuda no desenvolvimento da criança

Ensinamos a montar o quarto do bebê de forma simples, econômica e organizada

Dicas para organizar as malas de viagens das crianças que vão facilitar o dia a dia da família