Estudos apontam que, a partir do último trimestre, os bebês já escutam direitinho o que acontece do lado de fora da barriga. É claro que o som percebido por eles é um pouco abafado (cerca de 10 decibéis mais baixo), mas outros elementos importantes como o ritmo das palavras e melodia de músicas já podem ser assimilados.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades

Por isso, ler para o bebê é uma tarefa importante - e gostosa! - mesmo antes de o pequeno nascer. Confira três benefícios de incluir esse hábito na sua rotina.

#1 | Ajuda no desenvolvimento da linguagem
Um estudo da Universidade de Oregon demonstrou como bebês conseguem aprender palavras ainda dentro do útero de suas mães. A prova dos nove foi tirada com uma palavra inventada. As mães que participaram da pesquisa repetiam um conjunto de sílabas que não queriam dizer nada para os bebês. Depois do nascimento, os pitocos foram capazes de reconhecer a palavra, o que sugere que o desenvolvimento da linguagem começa dentro da barriga.

#2 | Reduz stress
Parar um pouquinho, respirar fundo e ler em voz alta é um exercício que acalma. E se a mamãe está mais tranquila, o bebê também ficará. Bom para todo mundo. Ah!, é importante lembrar que não é preciso falar mais alto que o normal, ok?

#3 | Desenvolve laços com o bebê
Os pequenos sabem exatamente qual é o som das vozes de suas mães e são capazes de fazer a distinção entre essa fala e outros ruídos. E se esse reconhecimento já é algo que indica uma relação especial, imagine o poder que tem um bate-papo entre os dois sem nada nem ninguém interrompendo? A hora da leitura proporciona o ambiente perfeito para essa conexão.