A notícia de um novo bebê vem carregada da ideia de um universo desconhecido. 

Ele pode ser mais calmo ou mais agitado que o primeiro filho, pode ter a mesma cor de cabelo ou não, pode gostar da mesma fruta, pode ter sono agitado, cólicas mais fortes... 

São muitas as variáveis que colocam um friozinho na barriga dos pais. Mas há ainda, nessa equação, um marinheiro de primeiríssima viagem. Ele não teve a chance de experimentar nem de aprender o seu papel - e pode não gostar muito dele à primeira vista: é o irmão mais velho

Perder a exclusividade e entender o novo arranjo familiar nem sempre é um caminho de flores em uma manhã ensolarada, mas algumas dicas podem ajudar as crianças a se darem bem desde o nascimento do irmão mais novo. 

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades

Veja as dicas:

1- Além de irmãos, um time!

Não é raro os irmãos terem personalidade muito diferentes. Quando um é organizado e o outro bagunceiro, por exemplo, frases como “por que você não arruma as suas coisas como o seu irmão?” acabam escapando de vez em quando. 

O problema é que a repetição de comparações como essa pode dar aos pequenos uma sensação de competição constante. 

Que tal repensar a frase e substituí-la por “vocês acham que conseguem dar um jeito nessa bagunça juntos em 15 minutos? Se vocês conseguirem, a gente consegue sair um pouco mais cedo e dá tempo de brincarmos no parquinho antes da escola! Que tal, time?”.

2- Convide o irmão mais velho para fazer um presente para o mais novo. 

Bebê ainda na barriga ou já no bercinho e o mais velho está com ciúmes. Não tem fórmula mágica para resolver, mas que tal convidar o mais velho para presentear o mais novo? 

Uma ótima ideia é a da blogueira DaliMom: pintar um tip top para o bebê. Você vai precisar de:

  • Tip-top branco
  • Canetinhas permanentes para tecido
  • Um pedaço de papelão
  • Álcool 70%

O papelão serve para ser colocado dentro da roupinha, entre a parte da frente e a de trás. Ele ajuda a criar uma base dura para desenhar e garante que a tinta não manche as costas da peça. 

Depois de acomodar o papelão, é só colocar as mãos na massa - ou melhor, nas canetinhas. Deixe que o pequeno desenhe o que quiser. Proponha, quem sabe, desenhar aquele super-herói que ele ou ela adora.

Depois de feita a arte, borrife o álcool sobre a parte pintada. Isso espalhará a tinta da canetinha em um suave degradê. Espere secar e pronto!


3- Crie um momento de atividade para que família toda trabalhe junta

A noite da pizza ou do omelete, a noite de fazer um brinquedo com sucata, montar o café da manhã para a família todo domingo: qualquer atividade vale. 

O importante é que cada um possa contribuir com o seu grau de maturidade e habilidade. Ver que o irmão mais novo não consegue abrir um pote, ou que ainda é muito pequeno para cortar o tomate, faz com que o mais velho entenda as suas limitações e se sinta importante por ajudar. 

Assim, uma atividade que à primeira vista pode ser super simples se transforma em um momento de carinho e cooperação entre os irmãos.