O mundo está cheio de lugares surpreendentes, mas às vezes a gente ainda se depara com alguns difíceis de acreditar. É o caso das cadeias de montanhas coloridas espalhadas pelo globo. Parecem cenário de filme ou obra de edição de imagem, mas a gente garante que são totalmente reais - e fruto do tempo. Vem ver!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades

Parque Geológico Nacional Zhangye, Danxia, China
Há mais de 24 milhões de anos a natureza vem construindo as camadas e esculpindo as formas das montanhas de Danxia. Os depósitos de arenito que aconteceram ao longo dos anos foram dando o tom de cada pedacinho, enquanto a chuva e o vento foram desenhando torres, pilares e ondulações que evidenciam ainda mais o colorido das rochas.

Vinicunca, Andes, Peru
Uma viagem de cerca de duas horas a partir de Cusco e uma trilha de cinco quilômetros separam os turistas da capital peruana das formações de Vinicunca. Um estudo realizado por lá apontou de que é feita cada uma das cores da paisagem. O rosa é fruto de uma mistura de argila vermelha, barro e areia. O tom mais claro, próximo do branco, vem do arenito e do quartzo. O vermelho é um tipo de solo rico em ferro. O verde é resultado da união dos filitos e de ferro magnesiano, enquanto os arenitos calcários ricos em sulfurosos são responsáveis pelo amarelo.

Cerro das Sete Cores, Jujuy, Argentina
Também na América Latina, essas montanhas são resultado do movimento de placas tectônicas aliados a sedimentos marinhos, lacustres e fluviais. Ou seja: tem um pouquinho de mar, rio e lago nas alturas dessas coloridas rochas!