A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde já reforçaram qual é o método mais efetivo de prevenção do coronavírus. O distanciamento social pode proteger quem está livre da doença e impedir que um infectado a transmita.

Devemos seguir essas recomendações e ficar em casa, mas dentro de nossas necessidades básicas está a alimentação. Quais cuidados devemos ter ao fazer compras em um mercado? Será que posso pedir comida por delivery?

O ideal é lembrarmos como acontece a transmissão do Covid-19. As secreções respiratórias de um infectado podem chegar a pessoas saudáveis de duas maneiras. Por meio de tosses e espirros ou pelo contato com uma superfície que foi contaminada. 

Para quem precisa fazer compras, deve ficar claro de que o mercado é um lugar muito fácil de acontecer o contágio. Os produtos passam nas mãos de diversas pessoas. Mas não é uma missão impossível, basta ter os devidos cuidados.

O primeiro passo para se prevenir é não encostar suas mãos no rosto. A partir do momento que elas entram em contato com qualquer coisa, podem estar contaminadas, e levá-las próximas ao nariz e boca pode garantir que você seja infectado. Lave bem as mãos e faça uso do álcool gel assim que puder.

Se mantenha distante das outras pessoas, incluindo na hora de pagar. Quando chegar em casa, limpe todos os alimentos que trouxe, tire a roupa e os sapatos, tome um banho. A ideia é deixar tudo dentro de casa livre do vírus.

E como fica a questão do delivery? Está permitido pedir comida, mas também seguindo as recomendações de higiene para se prevenir. A melhor opção é escolher lugares que você já conhece e sabe que devem estar seguindo as orientações de limpeza.

Uma medida que também pode ajudar é fazer o pagamento já por aplicativos. Assim, quando seu pedido chegar, você não precisa entrar em contato com dinheiro ou máquinas de cartão. 

A mesma pessoa que pegou a encomenda, deve descartar as embalagens. Já a vasilha ou recipiente em que está a comida, pode ser usado. Mas se você preferir, pode também transferir o alimento para pratos de casa. Antes de começar a refeição, lave bem as mãos. Depois que terminar, descarte as embalagens restantes, e mais uma vez, se higienize. 

Mesmo com todos esses cuidados, a melhor maneira de impedirmos o contágio de coronavírus é ficarmos em casa. A gente sabe que a quarentena não é fácil, mas quanto mais efetivamente seguirmos essa orientação, mais rápido poderemos voltar a nossa rotina normal.


Por Giulia Freitas, filha de Eliane e Paulo

Leia também:

Saiba como proteger sua família do coronavírus

Cuidados com a roupa para evitar a contaminação por coronavírus

Álcool gel: uma forma de proteger a família toda