Desde que a pandemia do novo coronavírus foi confirmada, as recomendações são para que as pessoas evitem ao máximo sair. As empresas têm permitido que os funcionários trabalhem de casa e as escolas suspenderam as aulas.

Agora, um novo obstáculo surgiu para as famílias. Como entreter as crianças o dia todo? Além disso, os pais ainda devem tentar manter a criatividade delas fluindo e não deixar que os ensinamentos da escola se percam. 

Tentando solucionar esse problema, separamos aqui 11 atividades para você fazer com seus filhos durante a quarentena. 


Árvore genealógica

Tire das caixas os álbuns de fotos e ajude seu filho a montar uma árvore genealógica da família. Aproveite para contar histórias divertidas dos tios, primos e avós. As crianças vão adorar e você ainda vai se recordar dos bons momentos. 

Teatro de fantoches 

Vale usar os bonecos das crianças ou até customizar meias para criar os novos personagens. Deixe seus filhos criarem as histórias também, assim, estimulam a imaginação e criatividade!

Stop!

Não vamos esquecer desse jogo clássico, né? Para entreter as crianças que já sabem escrever, escolha diversas categorias, como “nome”, “cores” e “animais”. Faça o sorteio de uma letra, e cada um tem que escrever palavras que comecem com ela dentro das categorias escolhidas. Grita “Stop!” quem completar tudo primeiro. 

Telefone sem fio

Posicione a família em círculo e escolha quem será o primeiro jogador. Essa pessoa vai criar uma mensagem e sussurrar no ouvido do próximo. Agora a frase vai sendo passada pelo grupo até o último jogador, que vai dizer o que ouviu em voz alta. A diversão é ouvir como as mensagens mudam completamente.

Detetive

Pegue pedaços de papel e escreva em um deles “detetive”, em outro “culpado” e nos que restarem, “vítima”, de acordo com a quantidade de jogadores. Agora a família senta em círculo e sorteia um papel para cada sem que ninguém veja o do outro. Quando o jogo começar, o culpado tem que piscar para as vítimas e eliminá-las da brincadeira, enquanto o detetive tenta descobrir quem está fazendo isso. Se o culpado eliminar todas as vítimas sem ser descoberto, ele ganha a rodada.

Quem sou eu?

Nessa brincadeira, cada um recebe um papel em branco e nele escreve o nome de um personagem, um artista famoso ou até algum integrante da família. Sentem em roda e cada um cola o papel na testa do jogador que estiver a direita, sem que ele saiba o que está escrito. Agora, um por vez, os participantes podem fazer perguntas (que só podem ser respondidas com sim ou não) até conseguirem descobrir quem são.

Desenho maluco

Desenhar é sempre muito divertido e cada um tem o próprio estilo ao criar as artes. Essa é a chance de misturar os dons artísticos de toda a família! Todos recebem uma folha em branco e começam desenhando a cabeça de uma pessoa. Agora, troquem as folhas, e a cada parte do corpo desenhada, continuem fazendo as trocas até terminarem os desenhos. As criações vão ser malucas!

Caça ao tesouro

Essa atividade vai despertar o explorador que existe dentro do seu filho! Esconda um ou vários objetos pela casa e crie dicas e enigmas sobre onde os colocou. As crianças vão se sentir verdadeiros detetives tentando encontrar o tesouro. 

Código secreto

Que tal seus filhos se tornarem bilíngues? Essa brincadeira de pura imaginação é de pedir para as crianças criarem uma nova língua e tentarem conversar usando ela. Como a língua do “P”, lembra? Aquela que se coloca a letra P na frente de cada sílaba.

O mestre mandou

Um jogador será o mestre e ficará em frente aos outros participantes. Ele deve fazer gestos e todos tem que imitá-lo - mas apenas quando ele disser “o mestre mandou…” antes de qualquer movimento. Quem imitar o mestre sem que ele tenha dito a frase, é eliminado.

Bolhas de sabão

Para a criança se entreter sem a ajuda de ninguém, vale improvisar bolhas de sabão caseiras. Misture água e detergente - se tiver glicerina, coloque uma colher também, ela faz as bolhas durarem mais. Agora encontre alguma embalagem antiga, uma tampa, ou pedaço de arame, assim, a criança pode mergulhar o objeto na mistura, assoprar e criar um monte de bolhas pela casa toda. 


Por Giulia Freitas, filha de Eliane e Paulo

Leia também:

Saiba como proteger sua família do coronavírus

Você já ensinou seu filho a brincar?

3 brincadeiras simples para desenvolver as ciências exatas desde cedo