O fotógrafo Gregg Segal rodou o mundo em busca de retratar como as crianças estão comendo. Embora o retorno à alimentação saudável dos nossos antepassados esteja em voga, as marcas do fenômeno fast-food ainda são muito visíveis nos hábitos alimentares das pessoas - e há lugares em que consumir esse tipo de comida ultraprocessada ainda é sinal de status, como era antigamente nos Estados Unidos, por exemplo.

Para ilustrar essa questão, Segal conta brevemente a história de Anchal Sahni, uma indiana que senta-se para jantar com a família em Mumbai. O cardápio é modesto: batatas ao curry, pão chapati e lentilha.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades

É o que a família pode comprar em uma cidade onde uma pizza média da cadeia internacional Domino’s custa o triplo do que o pai de Anchal ganha por um dia inteiro de trabalho. Assim, crianças com mais poder aquisitivo acabam, muitas vezes, comendo pior.

O fotógrafo lembra dos resultados de uma pesquisa da Universidade de Cambridge para justificar a importância da série fotográfica chamada Daily Bread (algo como “O pão de cada dia”). O estudo publicado em 2015 descobriu que 9 dos 10 países com dieta mais saudável eram africanos, onde vegetais, frutas, legumes e sementes fazem parte das refeições, que são, majoritariamente, feitas em casa.

Bem diferente da realidade americana naquele ano, quando 60% das calorias consumidas pela população vinha de alimentos industrializados - e apenas 1% de vegetais.

Crianças de diversos países foram convidadas por Segal a anotar absolutamente tudo que comeram durante uma semana. Ao fim do período, as refeições eram recriadas nas mesmas quantidades em que foram consumidas e as crianças fotografadas ao lado dos seus cafés da manhã, almoços, lanches e jantares. Quatro crianças brasileiras participaram da série, todas elas de Brasília.
É interessante observar como mesmo dentro da mesma cidade, onde os costumes e o acesso ao alimento podem ser parecidos, a mesa pode ser composta por elementos muito distintos.

Confira abaixo alguns exemplos que certamente farão você pensar no que anda comendo e preparando para os pequenos.
Brasil-

Dubai -

Índia -

Estados Unidos -

França - 

Malásia- 

Senegal -

Alemanha -