A pele de um bebê é muito mais sensível que a nossa, e apenas a partir dos dois anos de idade, começa a se assemelhar a de um adulto. Portanto, são necessários cuidados especiais para garantir que seu filho esteja protegido.

O importante é entender que o corpo da criança não funciona como o corpo de um adulto ainda. Com o desenvolvimento do sistema imunológico em processo, é mais comum a aparição de irritações e alergias no bebê, então separamos algumas precauções que você deve ter: 


Devo usar protetor solar?

O uso do protetor, de qualquer marca, não é recomendado para bebês com menos de 6 meses. A Sociedade Brasileira de Dermatologia indica que nessa idade, a pele absorve mais substâncias e o próprio protetor solar pode até prejudicar a criança. O ideal para garantir o cuidado seria evitar a exposição ao sol e quando necessário, utilizar bonés, chapéus e roupas com proteção solar.


Posso usar qualquer sabonete?

O PH da pele da criança é mais importante do que você imagina, ele cria uma barreira protetora e ao comprar produtos de higiene, vale verificar se o PH do produto é próximo ao do bebê, que costuma variar entre 4,5 ou 5,5. Pode dar preferência aos sabonetes líquidos, eles normalmente têm PH mais semelhante a pele. 


Posso usar hidratante?

O principal é não usar produtos adultos nas crianças. É, sim, importante manter a pele do seu filho hidratada, esse cuidado evita infecções. Também vale aplicar o produto após o banho, e ele pode ser usado até no rosto do bebê (confira o rótulo), evitando a região dos olhos.


Devo dar banho todos os dias?

O ideal é um banho por dia. Se estiver muito calor ou a criança se sujar com comida, não tem problema se limpar mais uma vez. Evite o uso do sabonete em mais de um banho por dia para que a pele não fique ressecada. Se estiver muito frio, o bebê pode ser limpo apenas nas regiões mais delicadas.


Posso usar algum óleo corporal?

Sim, não tem problema nenhum, contanto que o produto seja feito para crianças. Vale ressaltar novamente, não se deve usar nenhum produto adulto no bebê.


Algum tecido vai prejudicar o bebê?

O tecido mais recomendado para as roupas de criança é o algodão. Tecidos sintéticos, como poliéster, por exemplo, não são ideais pois retém resíduos. Já o náilon e a lã são mais propensos a causar alergia nas crianças de pele mais sensível.


Por: Giulia Freitas, filha de Eliane e Paulo 

Leia também:

Cuidados com a pele da criança para garantir férias sem dor de cabeça

5 cuidados simples para ter com a pele da barriga durante a gravidez

Praia com segurança: os looks com proteção UV para curtir o verão