A chegada de um bebê na família traz muitas expectativas e bastante ansiedade. Afinal, a vida vai passar por uma transformação tanto durante quanto depois da gravidez. A preparação do quarto do bebê é uma das fases que acabam dando um pouco de trabalho e geram muitas dúvidas para as mães de primeira viagem.

Para curtir melhor a fase da gestação e não precisar fazer tudo de última hora, o mais indicado é deixar o quarto do bebê pronto para a chegada do seu filho com antecedência. Isso inclui a organização das roupas e do enxoval no armário, onde devem ser guardadas as peças de tamanho maior e que são usadas com menos frequência, e na cômoda, devem ficar os itens do dia a dia do bebê.

Antes de dar início na organização, é importante lavar as roupas com produtos adequados para os bebês e fazer uma boa limpeza nos móveis com um pano umedecido com água.

Para a cômoda, o ideal é deixar os itens que serão mais usados no dia a dia, como: 

  • os itens de higiene: (fraldas, algodão, cotonete, álcool-gel, garrafa térmica de água, pote para colocar a água e lenços umedecidos)
  • as fraldas
  • as roupas no tamanho que o bebê está usando no momento

Na primeira gaveta,  o ideal é colocar os itens que você tem costume de usar sempre, como fraldas, bodies e panos de boca. Nas gavetas de baixo, organize os macacões, calças, babadores e meias, mas não se esqueça de pensar nas estações do ano.

Guarda-roupa

Para organizar o guarda-roupa, a dica é começar pelo maleiro, onde os produtos que vão ficar lá não serão usados tão cedo, como chupetas, estoque de fraldas, mamadeiras, talheres, pratinhos, brinquedos e mordedores. Inclua também as peças de tamanhos maiores, que não couberam nas gavetas.

Os cabideiros podem ser usados para pendurar as peças menores, como vestidos, macacões, casacos, jardineiras e jaquetas, que muitas vezes são menos usadas. 

Para as gavetas do armário, organize sempre de cima para baixo de acordo com as idades, um exemplo é:

  • Gaveta 1 – roupas de 3 a 6 meses
  • Gaveta 2 – roupas de 6 a 9 meses
  • Gaveta 3 – roupas de 9 a 1 ano
  • Gaveta 4 – roupas acima de 1 ano

Caso não tenha gavetas suficientes para caber todas as roupas, elas podem ser substituídas por caixas e cestos organizadores com tampa. É só identificar tudo com etiquetas, e separar as roupas por tamanho. 


Por: Gabriela Bertoline, filha de Maria José e Marcel

Leia também:

13 mitos sobre a gravidez que toda mulher já escutou

Amamentação exclusiva: um ato de amor que não dá para abrir mão

3 benefícios de ler para os bebês durante a gravidez