Durante o período da gravidez surgem várias dúvidas sobre o que você pode ou não fazer. São nove meses de muito aprendizado, mas também de algumas coisas que devemos ficar atentas.  

Por isso, reunimos algumas dicas do que você deve evitar e do que é possível fazer à vontade e sem medo:  

Posso fazer tratamento para varizes?

Nenhum tipo de cirurgia para ajudar com as varizes é indicado durante a gestação. O que é mais recomendado para as gestantes com esse tipo de problema é deixar as pernas levantadas por um tempo, usar meias elásticas para compressão, apenas no frio. Evitar ficar muito tempo parada, em pé ou sentada, além de fazer caminhadas regulares, também pode ajudar.

Posso fazer as unhas?

A gestante pode não só pintar as unhas (dos pés e das mãos) como também tirar a cutícula. O maior cuidado deve ser em relação à higiene dos acessórios da manicure. É ideal que você tenha o próprio kit com tesoura e alicate para ser usado. Isso evita possíveis contaminações. Ou, caso não tenha os itens, escolha um lugar que tenha rígidos procedimentos de esterilização do material.

Posso fazer depilação?

Os métodos aconselhados para as gestantes são a lâmina e a cera. A chamada depilação definitiva, que é aquela com laser, não é recomendada. Pois pode ter alguma interferência com o bebê.

Posso tingir o cabelo?

Somente depois do quarto mês de gestação. O motivo é que não se sabe se elas podem ser absorvidas pelo couro cabeludo da mãe, e o começo da gestação é uma fase de formação do feto. Vale saber que a escova progressiva, alisamentos e permanentes nos cabelos estão proibidos durante todo o período da gravidez.

Posso descolorir os pelos do corpo?

A indicação é evitar enquanto estiver grávida. Não tem garantia que as substâncias químicas que são usadas durante o processo não penetrem na pele e, assim, ofereçam riscos ao bebê. Fora isso, todo o organismo da mãe está mais sensível e propenso a irritações e alergias.

Posso passar qualquer hidratante no corpo ou precisa ser um tipo específico para gestantes?

Algumas substâncias comuns nos hidratantes são proibidos na gravidez, como a ureia em concentrações altas. Por esse motivo, a melhor alternativa é optar por produtos que são exclusivos para gestantes. Mas tenha em mente que mesmo eles podem causar algum tipo de irritação.

Posso fazer tatuagem?

Se você está grávida e pensa em fazer uma tatuagem, desista. É melhor esperar no mínimo 40 dias após o parto para se tatuar. A gestação é uma fase na qual ocorrem muitas mudanças na pele, pois ela estica muito, e em todo o organismo da mulher, sendo que esse se adapta às necessidades do bebê.

Além dessa recomendação, caso o procedimento for feito na região das costas, pode atrapalhar durante a aplicação da anestesia na hora do parto. Depois da gravidez, o seu corpo vai voltar ao normal. Mas, logo depois do parto, você estará com alguns quilos a mais e apresentará flacidez na pele, o que não favorece no momento de fazer a tatuagem.

Outra coisa importante é que se o equipamento não estiver esterilizado adequadamente, ainda existe o risco da contaminação por vírus como hepatite B, C e HIV. Então o que vale lembrar é que todo cuidado é importante quando se está grávida, e sua saúde e a do bebê valem mais do que qualquer procedimento. O corpo vai mudar e é natural. 

Leia também:

Me desculpe: texto fala sobre erros que cometemos com mulheres grávidas

Chrissy Teigen em mais um episódio sobre gravidez real (e por que isso é importante)

Os palpites que deixam as grávidas de cabelo em pé