Se você está grávida, já esteve ou convive com alguma gestante conhece bem essa matemática. Soma 40 semanas de gestação e multiplica por incontáveis palpites. O resultado é um turbilhão de emoções, ansiedades e muita vontade de sumir de perto de todo mundo que tem algum comentário a fazer sobre a gravidez, não é? 

O site Bebê perguntou para as gravidinhas de plantão quais os pitacos que elas escutam o tempo todo, durante a gestação, e criou uma lista com 14 desses palpites. Eu selecionei aqui 5 deles. Você já ouviu coisas desse tipo? E como reagiu? Vem aqui ver umas que são clássicas já:


Leia mais:

Dicas para escolher os padrinhos

Mais natureza para os bebês


1) “Tem certeza de que não são gêmeos?”

Precisa dizer o quão deselegante é dizer esse tipo de frase a uma mulher? Mesmo tratando-se de uma grávida, esse comentário se traduz em: “Caramba, você engordou mais do que deveria, não?”. Nunca é demais lembrar que cada corpo reage de uma forma diferente à gravidez e que algumas mulheres vão ganhar mais quilos do que outras. Esse é um problema dela! Só um médico ou um nutricionista podem dizer se a grávida está acima do peso desejável para uma gestação saudável.

2) “Menina, como você está magra, cadê a barriga?”

Outro comentário clássico e desagradável. Não existe um padrão e, dependendo do corpo de cada mulher, a barriga pode demorar mais tempo para aparecer. A maioria das grávidas cria grandes expectativas e espera ansiosamente aquela saliência sob a roupa. Então, ouvir esse tipo de coisa pode ser bem frustrante. Assim como no caso das gestantes que ganham peso a mais, o melhor é não falar coisas desse tipo para não criar uma situação desagradável.

3) “Tem certeza de que vai optar por esse tipo de parto?”

Não tem jeito! Se a grávida decide fazer uma cesariana, ela é bombardeada por comentários negativos. Se opta pelo parto normal, corre o risco de ouvir “Você é doida? Gosta de sentir dor?”. Caso você tenha intimidade com a futura mãe, talvez uma conversa sobre partos possa realmente ser construtiva, mas nem sempre essa é a realidade de quem quer apenas dar seus pitacos. A escolha pelo tipo de parto é extremamente particular e deve ser respeitada.

4) Prepare-se para a dor do parto, é horrível.

É bem provável que a futura mamãe já esteja se preparando para esse momento! Comentários como esse não contribuem em nada e, pior, podem deixar a grávida ainda mais tensa. É bacana dividir experiências, mas muitas pessoas simplesmente parecem ter o intuito de apavorar a gestante. Desagradável, né? 

5) Tem certeza de que é menino? A barriga parece de menina!

Muitas crendices estão envolvidas quando o assunto é o sexo do bebê. Até mesmo simpatias parecem colocar em xeque o que foi descoberto em uma ultrassonografia! Mas não adianta tentar saber mais do que o mostrado por um exame – especialmente se a gravidinha fez sexagem fetal.