Ela já é famosa nas redes sociais por falar sobre gravidez e maternidade sem filtros. Postou fotos com underwear pós-parto, amamentando o filho (e tendo que amamentar a boneca da filha mais velha também) e, na mais recente publicação sobre o assunto, mostrou, nos stories, como está o corpo depois de ter o segundo bebê.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades

A modelo americana exibiu em seu perfil no Instagram uma barriguinha maior do que aquela desfilada nas passarelas, com marcas de estrias e tudo, e decretou:
“Eu acho que isso não vai desaparecer, então, esse é o meu corpo agora”. Sem lamentos ou vergonha. Um fato. Este, a partir de agora, é o meu corpo - e tudo bem!

Desromantizar a gravidez e a maternidade tem sido um assunto recorrente, e isso é ótimo porque desmistifica a ideia de que tudo precisa estar sempre lindo e ser apenas amor quando um bebê está a caminho ou acaba de chegar. Muitas mães acabam acreditando que não conseguem, que estão fazendo tudo errado ou que só o seu corpo mudou - já que nas telinhas, seja na internet, nos filmes ou nas novelas, o que mais se enxerga são bebês que parecem apenas saber sorrir e barrigas chapadas antes do fim da licença maternidade.

O choro, o cansaço, as estrias, a perda de paciência, as dúvidas, a comida que queimou, o leite que secou, o peito que doeu, a briga que surgiu… essas não aparecem com tanta frequência. Separamos e listamos abaixo algumas iniciativas - livros, matérias, vídeos, filmes e séries - que falam sobre esse assunto de diferentes formas para que você tenha a certeza de que não está sozinha nessa.

Diário de uma Mãe Sincera: uma matéria publicada pela revista Superinteressante em que Gisela Blanco conta como foi, mês a mês e sem frescura, a sua gravidez.

Livro Mãe Sem Manual: As palavras de Rita Lisauskas saíram do blog Ser mãe é padecer na internet e foram parar neste livro da Editora Belas Letras para provar que não existe maternidade perfeita. Livro disponível aqui.

Hel Mother: A youtuber ganhou a internet com uma série de vídeos sobre maternidade real. Neles, ela fala honestamente sobre as expectativas versus a realidade de ser mãe.

Tully: O filme estrelado por Charlize Theron - que ganhou alguns quilos para representar um corpo pós-parto real - fala sobre as dificuldades do puerpério. Fizemos uma resenha sobre ele aqui.

Série Motherland: Também já falamos sobre essa série aqui no Primi Stili (confira aqui). São seis episódios produzidos pela BBC para retratar a maternidade com verdade e bom humor.

Texto da Mindi Palm: Publicamos, ainda, a tradução de um texto da Mindi Palm que rodou o mundo. O título? Como virar mãe me deixou completamente louca. Confira aqui.