Parece bom demais para ser verdade, mas pode acreditar que é. Na Universidade de York, na Inglaterra, foi desenvolvido um aplicativo milagroso para os pais. Segundo a pesquisa, a ferramenta possibilita que você entenda o que os bebês estão pensando e sentindo. 

Chamado de BabyMind (Mente do Bebê), ele já foi testado e comprovado. Os pesquisadores garantem que os pais que usaram o aplicativo estiveram muito mais "sintonizados" com os comportamentos dos filhos. 

A criadora, professora Elizabeth Meins afirma: "Há muitas vantagens em usar aplicativos como meios de intervenção - eles têm custos baixos, são fáceis de usar e já estão integrados na vida de todo mundo - mas nós queremos estabelecer se um aplicativo pode ter um efeito visível na qualidade da interação pais e filhos". 

Para que isso virasse realidade, a pesquisa, publicada pela revista científica PLOS ONE, fez o teste com várias mães e acompanharam desde o nascimento dos filhos até os seis meses de idade. Elas foram divididas em dois grupos (com e sem aplicativo) para comparação

A partir dela, se confirmou a efetividade do aplicativo, principalmente, para as mães adolescentes, que costumam se sentir menos preparadas para receber um bebê. "O mais impressionante de tudo foi o fato de que as jovens usuárias do aplicativo estavam mais sintonizadas com seus bebês do que as mães mais velhas que não usaram o BabyMind", explicou Elizabeth. 

Além de facilitar no entendimento dos pequenos, o aplicativo permite que os pais tenham uma ideia do que se passa na cabeça dos filhos em horários específicos do dia e informa sobre o desenvolvimento psicológico deles.  

Embora não esteja disponível no Brasil, o aplicativo traz mais um suporte para os pais e tende a expandir ainda mais. Ainda bem. Toda ajuda nessa hora é bem-vinda!


Por: Yulia Serra, filha de Suzimar e Leopoldo - Repórter Pais&Filhos

Leia também:

Três estudos apontam os efeitos que as telinhas podem ter nas crianças

 O desafio de conciliar faculdade e maternidade 

Jogos, aplicativos e programação... Letramento digital vem aí!