Ter filhos é estar sempre atenta. E quando notamos mudanças ou dificuldades é sempre um pouco assustador. Cada criança tem um ritmo diferente, eu nunca comparei quando a Donatella começou a caminhar, falar, esses pequenos passos são importantes e têm seu momento específico para cada um. å

Um dos momentos mais angustiantes é para quem descobre que tem um filho com uma síndrome ou uma doença rara. Por um lado, o diagnóstico traz um certo alívio pois a partir desse ponto sabe-se a direção a tomar. Por outro lado, esse caminho é geralmente sinuoso, esburacado e muito mal sinalizado. Mesmo com o apoio de bons médicos, é fundamental aos pais e cuidadores terem acesso direto a conteúdo o assunto, para aprenderem, para desenvolverem um mínimo de autonomia. 

Por isso, foi criado o o Movimento Down, um website muito diferentemente dos sites médicos ou ligados a síndromes raras. O site segue práticas atualizadas de interface, o que facilita à busca e navegação das pessoas que passam pela já desafiante tarefa de cuidar ou de ser uma pessoa com deficiência em nossa sociedade.

É muito comum que, especialmente nos primeiros meses ou anos após o diagnóstico, os pais e cuidadores tenham suas vidas viradas de cabeça pra baixo. Encontrar uma fonte de informação sobre uma síndrome com uma linguagem tutorial é, muitas vezes, como encontrar uma luz no fim do túnel do ruído digital. O Movimento Down é um website que conduz, explica, sugere percursos, o que responde não só às necessidades informacionais dos pais e cuidadores, mas também à necessidade emocional por um mínimo de ordem e estabilidade.