Você sabia que Lady Gaga, Mark Zuckerberg e Sergey Brin foram crianças diagnosticadas com superdotação? Pois é. Há vários métodos para descobrir se os talentos especiais de determinada criança a colocam na categoria dos gênios ou se são apenas aptidões como quaisquer outras.
A maioria deles envolve profissionais especializados e testes científicos. Mas há uma parte importante do desenvolvimento da criança que não depende de entendedores para acontecer. 

Para incentivar crianças superdotadas e potencializar suas habilidades só é preciso disposição e cuidado com alguns detalhes. Confira dicas para não deixar escapar a chance de colaborar com a formação do seu geniozinho. 

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades



Invista em novidades
Quanto mais experiências diferentes a criança viver, mais ferramentas construirá para lidar com o mundo. Por isso, pensar em atividades que ajudem a criar repertório para a resolução de problemas desde cedo é uma ideia bem interessante. Além disso, crianças superdotadas tendem a se entediar com facilidade. Buscar novidades é uma maneira de mantê-las interessadas e também um jeito de descobrir novos talentos. Talvez uma criança com exímia aptidão para matemática também tenha facilidade para aprender piano. O único jeito de saber é experimentando.

Elogie os esforços
Já falamos sobre como elogiar habilidades como a inteligência pode ser prejudicial para as crianças nessa matéria aqui. Isso porque a ideia de decepcionar um adulto pode ser paralisante. A lógica dentro das pequenas cabecinhas é mais ou menos essa: se minha mãe me disse que sou muito inteligente por saber matemática e eu falhar tentando aprender história, ela não me reconhecerá mais como uma pessoa inteligente, então é melhor não tentar aprender história. A opção mais saudável é elogiar a dedicação dos pequenos na realização de cada tarefa. Dizer "você se empenhou muito na aula de inglês e agora está falando muito bem!" é melhor do que dizer "você é muito inteligente por saber falar inglês!". Mesmo as crianças super talentosas têm medo de decepcionar.

Solucione dúvidas
Crianças superdotadas geralmente são grandes perguntadoras - e às vezes pode ser exaustivo responder todas as questões que elas trazem, mas é interessante exercitar a paciência nesses casos para não tolher essa abelhudice nata. Pequenos curiosos têm grandes chances de se tornarem ótimos pesquisadores.

Forme um time com professores
Você não é obrigado a saber tudo o que seu filho sabe ou consegue aprender. Pais, mães, professores e cuidadores em geral podem formar ótimos grupos quando jogam juntos, uns completando os saberes dos outros para guiar a criança da melhor maneira possível. Em equipe também fica mais fácil enxergar quando o pequeno precisa de estímulos a mais do que as outras crianças, como materiais de apoio na escola ou desafios maiores para o tempo livre em casa.