A gravidez gera muitas dúvidas e superstições, as pessoas sempre têm diversas opiniões sobre o que é certo e o que não é. Os mitos são muitos e diversas vezes chegam a enganar as grávidas. Aqui estão 13 mitos que toda grávida já escutou:

Mulher grávida deve comer por dois

MITO: As que já passaram pela gestação devem ter percebido que não é bem assim. A cota extra de calorias que vão para o bebê é de 300 gramas. Mulheres que engordam muito mais do que 16kg têm maior risco de desenvolver hipertensão e diabete gestacional, além de outras complicações durante o parto. Mas também não precisa ficar neurótica ou fazer dieta, o ganho de peso durante a gestação faz parte do processo quando se está grávida.

Grávida não deve fazer ginástica

MITO: Atividade física é muito bem-vinda também durante esse período. Neste momento não é hora de começar a correr, é mais para manter um condicionamento que você já tinha antes de engravidar. Bom senso é a palavra-chave durante a gestação. É bom evitar aquelas atividades que oferecem risco de choque ou quedas. Também é bom evitar exercícios muito pesados, que aumentam muito os batimentos cardíacos e podem comprometer o fluxo de sangue para o bebê durante a atividade. 

Grávida não deve tomar café

MITO: Por conta de uma possível relação que a cafeína pode ter com o aumento das chances de aborto, alguns guias médicos e alguns obstetras simplesmente proíbem o consumo de café durante a gestação. Outros pegam bem mais leve e liberam algumas xícaras por dia. Mas, ainda não há nada comprovado pela ciência

Grávida não pode andar de avião

MITO: Em mulheres saudáveis e em gestações sem riscos, não há indícios de que as mudanças na pressão ou na umidade do ar, tenham efeito prejudicial sobre a gravidez ou o bebê. No período final de gestação, o parto pode acontecer a qualquer momento, então é mais prudente evitar viagensde avião após das 37 semanas.

Grávida não pode fazer sexo

MITO: Se tudo está indo bem na gravidez, o sexo está liberado em qualquer fase da gestação. O sexo não vai incomodar ou machucar o bebê. No máximo, será preciso um pouco mais de criatividade nas posições porque conforme a gravidez avança a barriga começa a dificultar os movimentos.

Sexo induz o trabalho de parto

MITO: Existe uma razão para acreditar que sexo durante a gravidez pode ajudar a desencadear o trabalho de parto: o sêmen contém substâncias que favorecem a dilatação do colo do útero. Mas, na prática, não é simples assiml: nunca se provou a eficiência desse método de indução do parto. 

Se o teste de gravidez de farmácia der positivo, a mulher poderá ter certeza de que está grávida

MITO: Muitos testes de farmácia que usam a urina da mulher para verificar se ela está grávida, são confiáveis, mas a certeza ela só terá com a dosagem do hormônio betaganodrofina coriônica humana (β-HCG) no sangue. Esse hormônio está presente na gestante desde a fecundação. 

Toda gestante sente náuseas

MITO:  Apesar dos enjoos serem mais do que comuns na gravidez, nem toda mulher apresenta esses sintomas. Isso varia muito de corpo para corpo, então se estiver sentindo muitos enjoos nesse período vá num médico se certificar de que está tudo bem.

Grávidas não devem ingerir alimentos com pimenta.

MITO: Algumas pessoas dizem que a pimenta pode ser abortiva ou causar algum tipo de malformação no bebê. Isso não é verdade, porém sabemos que a ingestão de pimenta pode acabar dificultando a digestão, então é bom ficar atento com a quantidade que é consumida.

Grávidas não devem comer ovos

MITO: Não há nada comprovado que o ovo cause algum mal à grávida ou ao bebê. É indicado apenas se certificar de que o alimento seja fresco e de boa qualidade, evitando diarreia ou infecção intestinal.

Voltar à antiga forma em três meses

MITO: Apenas cerca de 40% das mães voltam ao peso anterior à gravidez em três ou quatro meses. Recuperar o peso em três meses é possível, se você: 1. engordou pouco. 2. Tenha se exercitado e continue se exercitando. 3. Amamente – o que pode queimar até 700 calorias por dia. 4. Continue com a alimentação equilibrada.

Grávidas têm uma pele linda

MITO: Para algumas isso pode até ser verdade. Mas outras vão se sentir de volta à adolescência, cheia de espinhas. A quantidade de hormônios que invade seu corpo estimula as glândulas sebáceas, tornando a pele bastante oleosa. Para evitar que seu rosto fique de um jeito não desejado, recorra a sabonetes ou loções de limpeza suaves, que retirem o excesso de oleosidade e não ressequem.

O instinto vai te dizer o que fazer

MITO: A natureza ajuda a gente a se ligar ao filho. Quando o bebê nasce, ficamos com muita ocitocina. O problema é que a vida moderna e a tecnologia ajudam para que fiquemos afastados desses instintos fundamentais. É preciso um ambiente familiar aconchegante, em que o pai cuide da mãe enquanto ela cuida do bebê, para que haja predisposição desse instinto.


Por: Gabriela Bertoline, filha de Maria José e Marcel 

Leia também:

Amamentação exclusiva : um ato de amor que não dá para abrir mão

O que pode e o que não pode durante a gravidez

5 cuidados simples para ter com a pele da barriga durante a gravidez