Todos já estamos sabendo que a melhor forma de prevenção contra o coronavírus é a higiene. Lavar as mãos é um ato frequente para qualquer um. Mas e o álcool gel, é eficaz? Podemos passar em todos, incluindo bebês? A gente te explica!

O álcool gel é eficiente na limpeza, sim. Muitas publicações na internet viralizaram ao ensinar a transformar álcool comum em gel, para que as pessoas não precisassem sair para comprar o produto. Mas essa não é uma opção favorável.

Essas receitas caseiras não têm nenhuma comprovação científica de que funcionam. Elas podem até acabar prejudicando sua pele, e além de tudo, te deixando desprotegido do vírus. O ideal é sempre lavar as mãos com água e sabão, e depois fazer o uso de álcool gel - aquele comprado na farmácia! 

Quanto aos bebês, fica em cargo da família protegê-los. Os recém-nascidos ainda não ficam no chão, isso já diminui a possibilidade de ter contato com substâncias indevidas. No cotidiano, água e sabão seriam suficientes para limpar a criança, mas para garantir a prevenção, vale o uso do álcool gel em seguida. Pode passar na mão do bebê sem preocupação.

O contágio do Covid-19 é feito por meio de secreções respiratórias, que podem estar em sua boca, nariz ou olhos. Manter as mãos higienizadas, principalmente depois de levá-las ao rosto, pode conter a transmissão da doença. A família toda pode usar álcool gel frequentemente para se proteger


Por Giulia Freitas, filha de Eliane e Paulo

Leia também:

Saiba como proteger sua família do coronavírus

O que gestantes e mães de recém-nascidos devem saber sobre o coronavírus

Cuidados com a roupa para evitar a contaminação por coronavírus