Os grupos de risco do coronavírus incluem idosos, pessoas com doenças crônicas e profissionais da saúde. Mas onde entram as grávidas e mães de recém-nascidos? A preocupação com a doença é comum, por isso, resolvemos explicar como o Covid-19 pode ou não afetar vocês.

A Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) confirmou que o atendimento pré-natal deve acontecer normalmente para casos sem risco epidemiológico ou clínico. 

Os partos devem ocorrer como planejados. Mulheres com boas condições de saúde podem seguir pela opção vaginal. Aquelas com restrição respiratória, tem a indicação de que uma cesárea seria a melhor alternativa.

Para quem já estiver amamentando, as recomendações são de que a mãe higienize as mãos e utilize máscaras de proteção durante o ato. Ainda não há nenhuma informação sobre a possibilidade de bebês serem infectados ou afetados por mães que contraíram o vírus. 

Prevenção

Quanto a proteção do vírus, as gestantes e mães recentes devem seguir as mesmas orientações que toda a população. Se manter isoladas em casa, se houver a necessidade de sair, lavar as mãos frequentemente e fazer uso do álcool em gel. Ao tossir e espirrar, cobrir o rosto com o braço, e não com as mãos. Quem apresentar sintomas gripais leves, deve se isolar junto de familiares. Se estes sinais da doença se agravarem, a pessoa deve ir ao hospital mais próximo.


Por Giulia Freitas, filha de Eliane e Paulo

Leia também:

Saiba como proteger sua família do coronavírus

O que pode e o que não pode durante a gravidez

11 atividades para entreter seu filho durante a quarentena