A hora de pensar em sapatos para os recém nascidos é um momento de muita atenção, pois a pele do bebê é muito frágil e delicada então é mais do que necessário tocar bastante cuidado na hora de escolher os modelos para os pequenos

Alguns fatores devem ser priorizados na hora de escolher o sapato do seu filho, como a flexibilidade, o tamanho o solado, entre outras coisas. Aqui mostramos porque esses itens são tão importantes.

A idade da criança é muito importante, até os 12 meses, que é quando o bebê normalmente começa a dar os primeiros passos, o sapato é basicamente um acessório que acompanha a roupa. O aconselhável nessa é que o pé fique bem confortável. Então, é melhor priorizar materiais como lã e tecidos leves e com solado pouco resistente. Os calçados que dão firmeza aos pés da criança são as melhores opções. Assim, ela se sentirá segura para dar os primeiros passos. 

A sola do sapato deverá seguir os movimentos do pé durante os momentos em que a criança anda. Calçados com solado muito resistente podem acabar prejudicando os pequenos. Os solados de borracha são uma opção excelente. 

Para que o sapato dure alguns meses a mais, muitos pais costumam escolher um par com a numeração maior que o pé da criança. Mas esqueça essa história, se o sapato estiver largo ou grande, o bebê terá algumas dificuldades para se equilibrar, o que pode causar muitos tropeços. 

Outro tópico importante é que a sola do calçado tenha ranhuras. A textura proporciona um atrito entre o sapato e o solo, para evitar que a criança escorregue. 

Quando for escolher o modelo, o melhor é avaliar o ambiente. Se a criança for ao parque ou à escola, ela vai precisar se sentir segura para aproveitar as brincadeiras. Em dias mais quentes, as sandálias e papetes estão mais do que liberadas, desde que possua tiras para manter o pé dos pequenos presos. Os sapatos com velcro são a melhor opção para os pés das crianças, já os sapatos com cadarço podem ser usados quando estiverem maiores, por volta dos quatro anos. 

Vale lembrar que acima de qualquer coisa o importante é seu filho estar confortável e se sentir bem. Você pai respeite os sinais que os pequenos dão de estarem se sentindo bem ou não com aquele determinado calçado. Não pense apenas na beleza, esse tópico não é o único necessário.


Por: Gabriela Bertoline, filha de Maria José e Marcel

Leia também:

Saiba como cortar a unha do bebê e garanta a saúde do seu filho

Hora de engatinhar: prepare a casa, roupas, e pele do bebê para essa nova fase

Moda sustentável: marca lança trajes de banho pensando no bem do planeta