Em época de coronavírus, a quarentena é muito importante! Se você pode ficar em casa, essa é a melhor forma de se prevenir da contaminação. Mas, se você tem algum compromisso urgente ou essencial e precisa sair de casa, é bom saber que as medidas de proteção podem ir além da higienização correta das mãos e uso de álcool gel. 

As roupas, geralmente, são esquecidas, mas vale lembrar que o vírus também pode ficar um período de tempo nos tecidos e o cuidado com essas peças pode fazer a diferença para a segurança da sua família. A primeira medida deve ser eleger um grupo de roupas para ficar em casa e outro para sair. Eles não devem ser misturados e para que faça sentido, assim que assumir cada uma das funções deve trocar de look

Antes de sair, vista a roupa da rua (que inclui desde os sapatos até a calça e camiseta). Quando retornar, deixe o calçado na porta e tire a roupa assim que fechar a porta. Se você conseguir tomar um banho na sequência, é o ideal. Assim, depois você volta a vestir uma roupa de casa limpa. Todas as peças usadas fora, devem ser deixadas em um cesto logo na entrada e lavadas separadamente do restante. 

O detergente já é suficiente para uma boa limpeza, mas caso possa, o ideal é lavar em água quente para ter toda a certeza da descontaminação. Outra dica interessante é separar uma área no chão para a “parte contaminada”, em que você colocará os itens que usou na rua ou até as compras que receber.  

Como ainda não há um tratamento específico frente à pandemia, a prevenção continua sendo a melhor escolha e com medidas simples, como as citadas acima, você reduz bastante a chance de contaminação. O novo chique, atualmente, é se cuidar! 


Por: Yulia Serra, filha de Suzimar e Leopoldo

Leia também:

Saiba como proteger a saúde mental de sua família durante a quarentena

11 atividades para entreter seu filho durante a quarentena

Como deve ficar a rotina das crianças em época de coronavírus?