O cinema é poderosÃssimo na hora de transmitir mensagens e histórias que não fazem parte do nosso mundo e também na hora de mostrar outros pontos de vista sobre o que vivemos no nosso dia a dia.
O autismo é uma condição cheia de mitos e mistérios - não é raro lermos matérias que especulam o que se passa dentro da cabeça de um autista - e falar sobre ele é essencial tanto para quem já convive com autistas quanto para quem ainda não.
Informação nunca é demais e só através dela é possÃvel conviver com quem tem necessidades especiais da maneira mais sensÃvel e acolhedora possÃvel. Conheça as histórias abaixo.
Life, animated
Um documentário sobre a vida de um casal que viu o filho ser diagnosticado com autismo aos três anos e parar de se comunicar verbalmente. Um dia, o pequeno Owen assistia à história de Peter Pan e disparou: eu não quero crescer, assim como o Peter Pan e o Mogli. Assim, a famÃlia descobriu nos diálogos dos filmes de animação da Disney uma maneira efetiva de se comunicar com o filho.
Fixing Luca
Lucy acha que seu irmão mais novo, Luca, está quebrado e precisa ser consertado. Ela não entende o comportamento focado do pequeno, que empilha cubos de açúcar e organiza tudo ao seu redor à exaustão. Então ela descobre uma maneira de acessar a mente do irmão e tudo muda. Uma animação sensÃvel e emocionante.
A Mother's Courage
Um documentário sobre a luta de uma mãe islandesa que se recusou a aceitar o diagnóstico pessimista em relação ao autismo do filho. Narrado por Kate Winslet, é um filme profundo e importante. Uma história de amor e perseverança.
O nome dela é Sabine
Filmagens de uma vida toda mostram como, ao longo de 25 anos, a famÃlia da atriz e diretora francesa Sandrine Bonnaire viveu com o autismo da filha mais nova. O objetivo inicial das filmagens era, um dia, poder mostrar à irmã como os dias difÃceis haviam ficado para trás, uma vez que o autismo de Sabine demorou a ser diagnosticado e a famÃlia imaginava que o comportamento considerado diferente seria passageiro.