Esta menina fez uma greve pelo meio ambiente. Em vez de ir à escola, ela se dirigiu ao Parlamento sueco para pedir providências. Ela quer ajuda para pressionar governos e grandes corporações a se comprometerem com o meio ambiente - e convocou crianças e adolescentes do mundo todo a seguir o seu exemplo.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades

Para quem questionou se não seria mais efetivo estudar para que pudesse ser a cientista responsável pela salvação do planeta ao invés de promover greves, ela respondeu: nós já temos a solução - basta que tomemos atitudes.

A pequena, que é portadora da Síndrome de Asperger, foi nomeada ao Nobel da Paz com apenas 16 anos. Por isso e pelo trabalho que vem fazendo, selecionamos frases fortes e importantes ditas por ela. Confira abaixo.

#1
"Eu acho que, de muitas maneiras, nós autistas somos os normais, e o resto das pessoas é que são estranhas. Principalmente quando o assunto é a crise de sustentabilidade, quando todo mundo fala que as mudanças climáticas são problemas que ameaçam a nossa própria existência e são a questão mais importante de todas e, mesmo assim, continuam agindo da mesma forma que agiam antes."

#2
"É preto no branco. Ou nós paramos com as emissões [de gases estufa] ou não. Ou nós prevenimos o início de uma reação em cadeia incontrolável ou não. Não existem áreas cinzas quando o assunto é sobrevivência."

#3
"Se eu viver até os 100 anos, eu estarei viva em 2103. Quando se fala em futuro hoje, não se fala sobre nada que venha a acontecer depois de 2050. Até lá, na melhor das hipóteses, eu terei vivido menos da metade da minha vida. O que virá depois? No ano de 2078 eu celebrarei os meus 75 anos. Se eu tiver filhos ou netos, talvez eles passem esse dia comigo. E talvez eles me perguntem sobre vocês, as pessoas que estavam por aqui em 2018. Talvez eles perguntem por que vocês não fizeram nada enquanto ainda havia tempo."

#4
"É muito importante que este movimento seja liderado pelos jovens, por que nós é vamos ter que viver essa crise no futuro."