Você sabia que, por trás daquelas brincadeiras do dia a dia entre as crianças, existem lições que só a amizade ensina? No Dia do Amigo, a gente mostra aqui 4 razões para você estimular muito essa relação cheia de interação, desafios, disputas e afetos na infância. Eu amo ver a Donatella rodeada de amiguinhas e amiguinhos descobrindo seu modo de se socializar, sua identidade no grupo, criando laços. Quem dera eles se prolonguem pela vida afora e a guiem na descoberta do outro e do mundo. Vem ver aqui!

1) A "sementinha" da empatia: a convivência com outras crianças proporciona aos nossos filhos ambientes de socialização que ensinarão lições como empatia, tolerância e preocupação com a coletividade e com o bem-estar de todos no grupo. Dessa forma, estimule os pequenos a compartilharem brinquedos com amigos. Assim, elas crescem não sendo egoístas e tendo um olhar mas generoso pelo próximo.

2) Oportunidade para gostar de alguém: para os bem pequenininhos, os afetos na infância geralmente se resumem aos pais, irmãos, avós e cuidadores e familiares mais próximos. Os amigos nessa idade ajudam a alargar esse olhar carinhoso para seus pares, expandindo o poder de amar e de demonstrar esses afetos. Ajude os pequenos a demonstrarem carinho pelos amigos, valorizando esses laços desde pequenos.

3) Amar apesar dos conflitos: é interessante como desde crianças podemos experimentar sensações paradoxais com aqueles que convivem conosco. As amizades são uma prova disso. Quantas vezes nos frustamos e nos decepcionamos com amigos e precisamos dialogar e superar esses conflitos? Ajude as crianças a enfrentarem essas situações, estimulando o diálogo, a escuta ativa, a demonstração de arrependimento sincero e a tolerância com o sentimento dos outros, além dos seus próprios sentimentos. 

4) Torcer pelo outro: essa é uma das melhores experiências da amizade verdadeira, ficar feliz de ver o amigo feliz. Ensine seu filho a festejar as vitórias do colega, estimulá-los nas suas buscas. Amigos assim fazem falta. E eles podem fazer a diferença!

E. antes que eu esqueça: Feliz Dia do Amigo!