Subir em árvore, pular corda, suar muito na companhia da turma. Não adianta, quando penso em infância plena são essas atividades ao ar livre, na companhia dos amigos, que formam as minhas memórias do que é ser criança e de como essa fase é única e importante na formação do caráter e dos afetos. 

É por isso que, na Semana Mundial do Brincar, compartilho aqui 5 brincadeiras antigas, daquelas clássicas, que não tem dinheiro no mundo que pague, para fazer com os pequenos. Vale sempre lembrar que tablet, celular, TV e computador não são brinquedos. E que o melhor brinquedo não se compra, se vivencia nas experiências livres da infância. Vem ver!

1. Pular corda: existem várias modalidades para essa brincadeira, na qual as crianças seguem o que é dito pela música. Uma das canções mais clássicas é “Um homem bateu em minha porta e eu abri. Senhoras e senhores ponham a mão no chão. Senhoras e senhores pulem num pé só. Senhoras e senhores deem uma rodadinha e vão pro olho da rua (quando a criança tem que sair da corda sem encostar nela)!”

2. Bambolê: aquele círculo colorido de plástico tem o poder de divertir por um bom tempo crianças de todas as idades, até mesmo as menores que não conseguem girar bem o aro. Na cintura, com movimentos do quadril, nos pulsos ou pescoço, o bambolê vai ensinar muito sobre o corpo às crianças.

3. Amarelinha: uma brincadeira fácil e que envolve diversos aprendizados. Com um giz de cera ou pedaço de carvão, desenha-se a amarelinha no chão. As casas são numeradas e o “céu” pode ser colorido. Passar por todo o trajeto da amarelinha vai exigir das crianças muito equilíbrio e coordenação motora.

4. Bobinho: é necessária uma bola e ao menos três pessoas. Uma criança será o bobinho e tem que conseguir pegar a bola enquanto os outros a jogam entre si. Quem jogar e tiver a bola apreendida pelo bobinho será o bobinho da vez.

5. Bolinha de sabão: uma brincadeira mágica e que incentiva os pequenos a direcionar o ar e controlar o diafragma. E nem é preciso comprar o modelo industrializado – apesar de ser muito barato –. Um copo com água e detergente e um canudo já resolvem a brincadeira.