Nessa época do ano, é natural que a gente volte a atenção para atitudes de generosidade, doação, afeto, tolerância e amor. O Natal representa mais do que uma data festiva: é um momento em que as pessoas refletem sobre valores. Por isso, reuni 5 notícias que publicamos ao longo do ano, em Primi Stili, que mostram que atitudes de amor ao próximo, generosidade e outros valores estão sempre em prática por aí, independentemente da época. 

Em meio a tantas notícias ruins com que nos deparamos, como racismo, homofobia, bullying e exclusão social, é importante jogarmos luzes sobre quem atua, sempre, em prol de um mundo melhor e mais tolerante.

1. Giovanna Ewbank, Bruno Gagliasso e Titi: contra o racismo

Em 2017, essa família famosa foi alvo de comentários racistas e deu exemplo de como lidar com essa agressão. Por serem celebridades, ao trazerem o assunto à tona e tomar medidas judiciais, eles ajudam toda a sociedade a combater o racismo. Leia uma das matérias aqui, na qual Giovanna critica a desigualdade racial.  

2. Barbie hijab: abraçando a diversidade de culturas

Em novembro, a Mattel lançou a boneca Barbie usando hijab. A boneca é uma representação da esgrimista Ibtihaj Muhammad, medalhista olímpica em 2016 pelos Estados Unidos. Ela foi a primeira americana a usar o hijab em Jogos Olímpicos. Na época, a empresa explicou que a esgrimista "é uma inspiração para incontáveis garotas, que nunca se viram representadas".  

3. Menos consumismo, mais afeto

Ao longo do ano, falamos muito em parentalidade: na importância de estar com as crianças e como equilibrar essa troca de afeto com o dia a dia corrido e os estímulos tecnológicos. Em uma entrevista, o pediatra Daniel Becker falou sobre atitudes que podem estimular o consumo e a futilidade nas crianças. Valer conferir de novo

4. Bonecas que representam meninas negras

As bonecas são elementos importantes na infância. No universo da brincadeira, elas também cumprem o papel de gerar identificação, assim como apoiar a criança em sua elaboração e interpretação do mundo. Para contribuir para uma maior diversidade nas prateleiras das lojas, a modelo negra Mala Bryan criou uma marca própria de bonecas com cabelos black power. Adoramos.

5. A comovente história retratada na campanha "Avante Leãozinho"

Laura Patrón viu o filho, João Vicente, ter um AVC com apenas 1 ano e 8 meses. Ele passou 71 dias lutando bravamente pela vida e recebeu um diagnóstico raro: a grave doença, raríssima e de origem genética, chama-se Síndrome Hemolítica Urêmica atípica (SHUa). Ela acaba com os glóbulos vermelhos e causa problemas no sistema imunológico. João deixou o hospital com graves sequelas, como não caminhar e mal falar, mas sua mãe reuniu todas as forças para não se conformar com a situação. Leia a carta de Laura