Todo mundo precisa de alguma atividade física no dia a dia.

Mas, na infância, a prática de exercícios é fundamental. "Os esportes podem ajudar na coordenação, evitar lesões e ainda colaborar no aspecto social durante essa fase", diz o preparador físico Aulus Sellmer, em entrevista à Rádio Estadão.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades

Qualquer esporte ou exercício vai trazer benefícios para a criança, como desenvolvimento motor e mesmo proteção contra gripes e resfriados (a natação ajuda muito nesse sentido por estimular o sistema respiratório). Além disso, uma criança que gasta energia não terá apenas a saúde equilibrada, mas também o sistema emocional. 

Especialmente em se tratando de esportes coletivos.  

Aqui, a gente lista 5 motivos pelos quais seu filho deve praticar um deles, como futebol, vôlei, basquete e tantos outros.

1. TRABALHAR EM EQUIPE: seja numa quadra de basquete ou num campo de futebol, no esporte de times as crianças aprendem o valor do trabalho em equipe. Quem vence ou quem perde não é o indivíduo, mas sim a equipe. Desde cedo, aprende-se a pensar em função do grupo, promovendo a união, e não apenas em si mesmo.

2. LIDAR COM A FRUSTRAÇÃO: muitos pais têm receio que seus filhos se frustrem. Mas lidar com esse sentimento é essencial para o desenvolvimento pessoal da criança - afinal, ela terá que enfrentar muitas frustrações ao longo da vida. O esporte coletivo traz ensinamentos diários sobre como lidar com a frustração

Num dia, o time vence. No outro, perde. E essa gangorra de resultados traz a alegria da vitória e a tristeza da derrota, criando oportunidades diárias para que a criança entenda que não atingir um objetivo faz parte da vida - e está tudo bem.     

3. DESENVOLVER A LIDERANÇA: a criança tem a oportunidade de exercitar a liderança. Parte do sucesso de uma equipe se deve à capacidade de liderança que essa equipe tem. Meninos e meninas descobrem naturalmente a importância de expressar a sua opinião, ou mesmo de se impor, para o bem-estar de suas equipes. 

4. ENFRENTAR ADVERSIDADES: sabe aquele jogo difícil, disputadíssimo, que está acontecendo no estádio do adversário, a torcida toda contra e o placar favorável para o outro time? Podemos chamar de uma situação adversa, que exige calma, paciência e controle das emoções

Muitos atletas, mesmo adultos, acabam tendo resultados piores por conta da ausência desse equilíbrio emocional. O esporte coletivo contribui para esse aprendizado desde cedo.   

5. APRENDER A RESPEITAR: o esporte coletivo reproduz inúmeras situações que a gente vai encontrar na vida. Já citamos algumas acima. Mas um dos fundamentos do esporte de grupo (e da vida!) é o respeito. A criança aprende a respeitar o adversário difícil, o colega de time que não está no seu melhor dia, as regras do jogo e as instruções do treinador.