Difícil imaginar um livro de criança sem figurinha, né? Em maior ou menor medida, as ilustrações estão sempre lá. E muito se engana quem pensa que o papel delas é apenas ajudar os pequenos que ainda não lêem fluentemente a entender o andar da carruagem. 

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades

A ilustradora Marília Pirillo enumera facilmente alguns dos papéis que essa arte têm nas histórias para os pitocos: "as ilustrações podem, entre outras funções, mostrar o que o texto não diz, criar um suspense, criar um segredo, revelar um segredo, narrar uma história paralela a que o texto conta, fazer alterações no tempo narrativo acelerando ou retardando uma cena, trazer um novo ponto de vista e, até, desdizer o que o texto diz".

Essa discussão é tão ampla que Marília ministra oficinas sobre o assunto para qualquer pessoa que tiver interesse. Não precisa saber desenhar, muito menos fazer parte do mundo editorial, só tem que ter vontade de aprender e participar das discussões. Para pais e educadores, é uma ótima oportunidade para discutir mais a fundo os livros da tão amada hora do conto (veja detalhes da próxima oficina no fim deste texto).

E não pense que esse olhar de especialista que a Marília tem sobre as ilustrações caiu do céu. Foram anos com a caneta na mão para aprofundar a análise do papel das ilustrações nos livros que colocamos na biblioteca das nossas crianças. Ela é responsável pelos desenhos de mais de 60 livros e publicou dezenas de outros como escritora. 

Por onde passa, faz questão de carregar dois ensinamentos bem importantes sobre o assunto: "a necessidade da valorização do desenho e da pintura como forma de expressão humana tão ou até mais importante que a escrita e a importância do aprimoramento e sensibilização do olhar para a leitura e interpretação de imagens, não só nos livros, mas na vida!".

Como parte desse aprimoramento do olhar surgiu uma oficina para falar de desenho com um público que entende do assunto pra valer: as crianças. "Tenho uma oficina voltada para crianças que busca a experimentação, a valorização da expressão pessoal e da liberdade de criação desconstruindo estereótipos visuais e preconceito quanto ao que pode ser considerado certo ou errado, feio ou bonito em desenho", explica.

Interessou? Então anota os detalhes da próxima oficina da Marília (para adultos):

O quê? Oficina sobre ilustração em livros infantis
Quando? 14, 16 e 18 de janeiro, das 16h30 às 18h30
Onde? R. Marques de Abrantes, 177, Flamengo, Rio de Janeiro
Quanto? R$300,00


Qual a função da ilustração em um livro para crianças? Seria simplesmente enfeitá-lo tornando-o um objeto de consumo atrativo, bonito? Seria despertar a curiosidade e o desejo de lê-lo? Seria explicitar, explicar ou facilitar a leitura? Seria ampliar o número de possíveis leituras de um livro? Ou, ainda, em paradoxo, limitar o número destas leituras, ao impor- lhe imagens? Nesta oficina iremos observar, questionar e aguçar o olhar para a leitura de imagens nos livros para crianças e jovens, buscando encontrar algumas das possíveis funções da ilustração.

Inscrições estão abertas pelo (21) 3237-3947