Matemática, português, ciências e alegria. Sim. Nessa escola de Portugal, lidar com as emoções é disciplina com professor, grade curricular e avaliação regular. As aulas sobre sentimentos no colégio João de Deus, em Leiria, região central do país, acontecem com crianças de 4 e 5 anos.
O projeto começou há dois anos e é uma parceria com a Associação Escola das Emoções, criada em 2014. O pequeno Valentim, de 7 anos, disse que está ali “para aprender a ficar mais alegre”. As aulas também são oferecidas para alunos de até 9 anos de idade, como atividade extracurricular.
“Sinto orgulho quando sinto que vou conseguir. Às vezes fico impaciente porque o meu irmão mais novo está sempre me interrompendo e não quero ficar assim”, disse Valentim ao portal PÚBLICO.
Marcos Coelho, presidente da Associação Escola das Emoções, diz que a ideia é oferecer às crianças “ferramentas para elas se conhecerem melhor”. E acrescenta que o objetivo “não é controlar as emoções, mas sim saber identifica-las e geri-las”.
No início do ano letivo, a organização aplicou um teste para saber se havia alguma melhora no comportamento dos alunos. Os resultados mostraram que as crianças já não tinham tantos medos como antes, além de terem aprendido a controlar sua agressividade.
A professora Vera Sebastião revela que essa mudança surtiu efeito nas outras disciplinas. Por falar nisso, além das crianças, os professores também acompanham as aulas para aprimorar sua formação. “É um projeto ajustado à ideia da vivência em conjunto. E isto é importante porque quanto melhor soubermos relacionarmos com os outros, mas felizes seremos”, reflete Vera Sebastião.
Eu amei a ideia. E você? Já pensou que legal se essa ideia chegasse ao Brasil?